29/07/2024 - 16:38 | última atualização em 02/08/2024 - 17:14

COMPARTILHE

Após diligência no presídio Ary Franco, OABRJ vai incrementar estrutura dos parlatórios

Mariana Reduzino


Uma comitiva da OABRJ liderada pela presidente da Comissão de Celeridade Processual e vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, esteve, na manhã desta segunda-feira, dia 29, no presídio Ary Franco, localizado em Água Santa, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Recebidos pelo diretor da unidade prisional, Renato de Lima, os representantes da advocacia foram: a vice-presidente da CCP no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia, a presidente da OAB/Méier, Gracia Montes Barradas, e outros membros da Subseção: o secretário- geral, Waldir Miranda Júnior, o secretário-adjunto, José Carlos Galhardo da Silva, e a tesoureira, Sônia da Silva Oliveira Klausing; o presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Rafael Borges, o procurador da comissão Hiago Leal; o procurador-geral da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, Paulo Henrique Lima; o presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Bruno Silva Rodrigues, a vice-presidente e o secretário-geral da Comissão de Direito Antidiscriminatório da OABRJ, respectivamente, Luciana da Silva e Diógenes da Luz Ferreira. 

O presídio Ary Franco tem um parlatório com quatro cabines. Durante a visita, a comitiva constatou a necessidade de diversas melhorias estruturais, que serão implementadas em breve pela gestão Luciano Bandeira. São elas: a troca das cadeiras de uso da advocacia, de instalação de um ar-condicionado e de um sofá na sala de espera, que seria útil nos momentos em que as cabines estiverem lotadas, e de instalação de um interfone com câmera para a advocacia atender indivíduos que estão sob regime de seguro, ou seja, que não podem circular nos pavilhões e nem conviver com outras pessoas privadas de liberdade. 

“O principal objetivo dessa visita é melhorar as condições de trabalho da advocacia que atende as pessoas privadas de liberdade em regime de custódia aqui no presídio Ary Franco. Durante a visita, tivemos a oportunidade de verificar as condições estruturais e o acesso das pessoas privadas de liberdade a coisas básicas como água potável”, declarou Basilio. 

Rafael Borges destacou que essas visitas são muito importantes para estabelecer um vínculo entre a OABRJ e os órgãos governamentais a fim de proporcionar melhorias e, principalmente, a preservação do livre exercício profissional do advogado e advogada.

Abrir WhatsApp