05/03/2024 - 13:05 | última atualização em 07/03/2024 - 21:08

Ana Tereza Basilio recebe título de cidadã niteroiense na Câmara Municipal

Cerimônia destacou lutas e conquistas femininas ao longo dos anos, como a paridade de gênero no sistema jurídico

Biah Santiago

O título de cidadã niteroiense foi concedido pela Câmara Municipal de Niterói, na noite de segunda-feira, dia 4, à vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. A solenidade, dedicada ao Mês da Mulher, honrou a trajetória de mulheres advogadas pelos serviços prestados à advocacia e à sociedade. Entre as 70 colegas que foram homenageadas estiveram  conselheiras, presidentes de comissões temáticas e professoras da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/Niterói. O vereador Daniel Marques (União Brasil) comandou a solenidade.

Mesmo com o discurso em mãos, Ana Tereza Basilio preferiu falar de improviso, movida pelo amor que tem pela cidade.

“Sempre desejei ser uma cidadã niteroiense, ser parte da ‘Cidade Sorriso’, que é um exemplo para todo o estado e para o país, e agora posso carregar, com orgulho, esse título”, declarou a vice-presidente da Seccional.

“Essa homenagem não cabe só a mim, mas, sim, a todas aquelas que movimentam a Ordem através da sua força e dedicação como advogadas. Nós, mulheres, temos, ainda hoje, muito mais trabalho para chegar à mesma posição que os homens. Em 2021, a OAB instaurou a paridade de gênero em todas as chapas, o que foi um imenso avanço para a Ordem. Hoje, no Rio, representamos 52% da advocacia. E, seguindo o exemplo, o Conselho Nacional de Justiça publicou o ato de reserva de vagas de trabalho para mulheres, que devem ocupar os cargos em todos os tribunais do país”.

Basilio terminou sua fala com a aspiração de que a mulher não seja encarada como uma porcentagem a mais nos espaços de poder e na sociedade.

“Nosso objetivo não é termos privilégios por sermos mulheres, mas queremos, sim, ser ouvidas como cidadãs e como profissionais. É nosso direito. Quero que chegue o dia em que a igualdade de gênero não seja mais uma pauta, e que a eficiência seja o único critério para definir um bom profissional”.

Formaram a mesa o presidente da OAB/Niterói, Pedro Gomes; os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Inês da Trindade e Vitor Marcelo Rodrigues; a presidente da OAB Mulher da subseção local, Erika Spinelli; o desembargador federal William Douglas; e o vereador Binho Guimarães (PDT).

O vereador Daniel Marques citou conquistas históricas femininas para reiterar a força da mulher advogada no ordenamento jurídico.

“Com apoio de uma política mais consciente, que dê conta de enfrentar o que não deve ser feito (contra a advocacia), esse reconhecimento será pleno e absoluto”, considerou Marques. “A Câmara inicia o Mês da Mulher com essa pequena faísca, para que continuem ocupando espaços e representando cada brasileiro”.

Presidente da OAB/Niterói, Pedro Gomes destacou a carreira profissional da vice-presidente da OABRJ e de advogadas da região.

“Honra-me fazer parte dessa história de reconhecimento a grandes advogadas, como Ana Tereza Basilio, que agora detém o título de cidadã niteroiense. Sem sombra de dúvidas tornou-se um momento marcante para Niterói”, ponderou Gomes.

“Se hoje a OAB/Niterói tem um trabalho de relevância, é graças ao trabalho de grandes mulheres que integram a subseção. Vocês estão ocupando os espaços que lhe são de direito, e não deveria ser apenas o mês de março dedicado às mulheres que fazem a diferença no sistema da OAB”.

A homenagem contou com a participação do Coral da OABRJ e de representantes da entidade, como o assessor da Presidência da Seccional, Carlos André Pedrazzi; e o da Vice-Presidência, Márcio Aleluia; o diretor e o vice do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira e Ricardo Menezes; o secretário-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA) da Seccional, João Quinelato; a presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira; o diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi; e o presidente da Comissão de Cultura da Seccional, Wellington Ferreira.

No início da tarde de segunda-feira, dia 4, a Subseção de Niterói deu as boas-vindas a 19 advogados e advogadas em cerimônia de entrega de carteiras da Ordem com a presença da vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio. Foram eles:

Alberico Souza Araújo; Ana Caroline Sá de Lima; Anna Carolina Elias de Souza; Arthur Plácido de Souza Gonçalves; Beatriz Nunes Assumpção; Estephane Vicente de Souza; Fabiane Souza Salles; Fernanda da Silva Andrade; Gabriela Lowenthal de Araújo; Giovanna Rangel Barreto; Guilherme Carrara Lopes; Isadora Gaher Pinaud de Oliveira; Julia Lie Sakashita de Freitas; Leticia da Silva de Melo Faria; Luan Branco Dutra; Tatianni Cabral Rotatori; Thamiris Bastos Carvalho de Azeredo; Vivian Santos Boechat; e Waldir Veiga Rocha.

Participaram da ocasião pela OAB/Niterói o presidente, Pedro Gomes, acompanhado pelos ex-presidentes Ronald Eucario Villela e Reinaldo Beyruth, que foi paraninfo da cerimônia. Também estiveram os conselheiros da subseção, Cláudio Assumpção e Cassiano Gomes; o advogado Paulo César Tavares; o diretor da ESA em Niterói, Luiz Carlos Rodrigues Junior; e os delegados das comissões de Tribunal do Júri, Aline Cabral, e de Direito de Família, Leandro Mathias.