24/05/2023 - 16:18 | última atualização em 25/05/2023 - 13:01

COMPARTILHE

Ana Tereza Basilio lança livro sobre sua trajetória no Direito

'A vitória do devido processo legal' detalha arbitrariedades sofridas pela vice-presidente na profissão

Felipe Benjamin





A Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio, foi palco nesta terça-feira, dia 24, do lançamento do livro "A vitória do devido processo legal", que narra a trajetória na advocacia da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio, autora da publicação junto com André Felipe de Lima, Michelangelo Moura e Sérgio Pugliese. 

Diversos nomes do mundo jurídico prestigiaram a apresentação da obra, que aborda  desde a solidificação do escritório de Basílio, passando pelo período em que atuou no Tribunal Regional Eleitoral, até o ataque à advocacia promovido pelo Ministério Público Federal durante a Operação Lava Jato, do qual foi uma das vítimas.

"É muito importante registrar que nós da advocacia somos vítimas frequentes de arbitrariedades e privações das nossas prerrogativas e esse fenômeno chegou ao seu ápice com a criminalização da nossa classe, fato que observamos recentemente no Brasil", afirmou Basilio. "Colegas atuando em nome de seus clientes foram perseguidos e criminalizados, como se nossa profissão não fosse sagrada e constitucional".



Entre os presentes à cerimônia de lançamento esteve o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, que destacou a trajetória de Basilio.

"Esse livro mostra a história de uma advogada militante, uma mulher guerreira, que não recua diante de nenhum desafio", afirmou o presidente da OABRJ. "É uma obra que narra uma trajetória de sucesso. Parabéns à Ana Tereza!"

Celebrada por uma enorme fila de autógrafos que chegou aos corredores do shopping, a vice-presidente da OABRJ destacou que a obra traz um olhar bastante positivo sobre a profissão.


"É importante dizer que o livro não trata somente dessa parte ruim", diz Basilio. "Ele também conta parte da minha história profissional, mostrando que a advocacia é uma profissão maravilhosa e muito generosa, e que aqueles que se dedicam podem atingir seus sonhos e objetivos. Como diz a sabedoria popular, a justiça tarda, mas não falha. Podem existir tropeços no caminho, mas ela sempre acaba prevalecendo. E para isso é sempre importante que tenhamos uma advocacia forte".

Abrir WhatsApp