08/01/2009 - 16:06

AMB discutirá forma de acesso a tribunais

Do Jornal do Commercio

08/01/2009 - A ingerência do Executivo em questões que são - ou deveriam ser - de interesse exclusivo do Judiciário será posta em pauta ainda neste semestre pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Segundo a associação, o ano de 2009 promete uma agenda movimentada para a magistratura, impulsionada pela intensa programação que está sendo elaborada.

A Associação já reservou os dias 6, 7 e 8 de maio para a realização de um seminário que discutirá o acesso aos tribunais superiores, tribunais regionais federais (TRFs), tribunais regionais do trabalho (TRTs) e ainda o Quinto Constitucional, assuntos que mostram, 20 anos após a Constituição Cidadã, que o Judiciário ainda precisa batalhar por sua efetiva independência.

Os assuntos que motivaram a realização do seminário já estavam sendo abordados pelo presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, em sua passagem por diversos estados do País em 2008, despertando o interesse não só de magistrados, mas de advogados, membros do Ministério Público e estudantes de Direito.

Enquanto a grade definitiva do evento não é fechada, a AMB já confirmou a participação de três nomes de peso nos debates: Dalmo de Abreu Dallari, José Renato Nalini e Maria Tereza Sadek.

Dalmo de Abreu Dallari é jurista, foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Entre suas principais obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado. Em 1996, tornou-se professor catédrático da Unesco na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância.

José Renato Nalini é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), doutor em Direito Constitucional pela USP e professor universitário. Tem um blog desde agosto de 2007. É autor de diversos artigos científicos, textos jornalísticos, livros e capítulos de livros em obras coletivas, com repercussões especialmente nos temas de Ética, formação e recrutamento de juízes e estrutura do Poder Judiciário brasileiro.

Maria Tereza Sadek é cientista política e pesquisadora da USP, já participou da elaboração de dois estudos da AMB, como a Pesquisa AMB 2005, que traçou um perfil dos magistrados brasileiros, e a Pesquisa AMB 2006, que mostrou o pensamento da magistratura acerca de temas fundamentais, como reforma política, reformulação da lei penal, abrangência e eficácia das leis ambientais, economia e trabalho.

Entre os pontos que serão tratados no seminário estão a nomeação de ministros de quatro tribunais superiores do País - Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar. Quase 60% das cadeiras disponíveis nas quatro cortes são ocupadas por ministros nomeados pelo atual presidente brasileiro. As nomeações também têm acontecido com freqüência nos TRFs e nos TRTs.

O acesso de advogados e membros do Ministério Público às cortes de segunda instância por meio do Quinto Constitucional também será abordado. Apesar de previsto pela Constituição, o mecanismo é alvo de críticas por caracterizar uma ingerência real do Executivo no Judiciário.