18/01/2023 - 12:30 | última atualização em 19/01/2023 - 17:59

COMPARTILHE

Alerta Caarj: verão demanda maiores cuidados com a pele

Rotina de higienização, hidratação e fotoproteção é indispensável para a manutenção da saúde da pele

Paula Freitas


Uma das funções da Caarj é se preocupar com o bem-estar da advocacia. Pensando nisso, fica o alerta: no verão, é preciso redobrar a atenção aos cuidados com a pele, já que a exposição excessiva à radiação ultravioleta pode causar uma série de problemas à saúde. Caso tenha interesse em aproveitar os últimos dias de férias da advocacia ao ar livre, longos períodos sob o sol devem ser fonte de cautela, como indica a dermatologista Tatiana Yumi. 

“A radiação UVA está presente na maior parte do dia, sendo responsável pelo surgimento das manchas de coloração marrom durante toda a vida, pois estimula as células que produzem a pigmentação da pele. Já a radiação UVB, presente principalmente entre 10h e 16h, causa danos mais graves, já que a ação é superficial. Pode causar queimaduras, bolhas e, a longo prazo, aumenta o risco de desenvolver câncer de pele”, alerta a especialista.

Segundo dados oferecidos pelo Inca, cânceres de pele não melanoma correspondem a cerca de 31% dos tumores malignos no Brasil. Além disso, problemas de pele preestabelecidos também podem ser agravados com a alta incidência solar. Condições como efélides (sardas), melasma, dermatites e miliárias (brotoejas) se intensificam com o calor. Por isso, alguns hábitos devem ser adquiridos.

“Além dos cuidados usuais, é ideal utilizar acessórios com FPS, como camisetas, luvas, chapéus e óculos escuros. Procurar ficar sempre embaixo do guarda-sol, se estiver na praia ou piscina. Em dias de muito sol e calor, vale até uma sombrinha com FPS para andar na rua. Todo cuidado extra para reduzir a exposição é válido e sua pele agradece”, afirma a dermatologista.



Além disso, a prevenção é a palavra-chave. A adoção de uma rotina de higienização, hidratação e fotoproteção auxilia na manutenção de uma pele saudável. Mesmo em uma rotina em que se passa a maior parte do tempo em locais fechados, como em escritórios e tribunais, o uso do protetor é indispensável.

“Seja em casa ou na rua, o ideal é que você aplique o filtro solar pela manhã e reaplique ao longo do dia”, adverte.

Abrir WhatsApp