09/02/2023 - 15:01 | última atualização em 10/02/2023 - 18:11

Alerj aprova projeto de lei que garante à advocacia instalações próprias nas unidades prisionais

Texto ainda precisa ser votado em segunda discussão antes de entrar em vigor

Biah Santiago

Unidades prisionais em todo estado terão que designar espaço exclusivo à OABRJ, instalados nos parlatórios de cada local. É o que determina o Projeto de Lei  2.523, de 2017, aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira, dia 8.  Iniciativa do deputado Bruno Dauaire (União), o PL ainda precisa ser avaliado novamente pela Alerj, antes de ser regulamentado pelo Governo do Estado através de decreto.

O projeto determina um ambiente próprio para advogados e advogadas enquanto aguardam reunião com seus assistidos. A proposta vai ao encontro com a luta da Seccional em minimizar os impactos negativos do dia a dia da advocacia criminal que frequenta tais espaços.

De acordo com o tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcello Oliveira, a Ordem tem papel fundamental nesta ação.

“A OABRJ tem atuado nos últimos anos para garantir dignidade à advocacia", afirmou Oliveira. "Uma vez aprovada essa lei, a advocacia de todo o estado passará a ter condições semelhantes às que estamos implementando no Complexo Penitenciário de Gericinó".

O sistema prisional é tradicionalmente desfavorável à prática advocatícia. Nos últimos anos, a Ordem vem construindo um sólido diálogo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para gerar avanços e dignidade à classe. Prova disso foi a reforma completa nos parlatórios da Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, situada no Complexo de Gericinó, e o ambiente totalmente climatizado nas dependências do Instituto Penal Santo Expedito, em Bangu. Outros municípios como Volta Redonda e Itaperuna também foram favorecidos com melhorias.

Para Rodrigo Assef, presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seccional, a aprovação deste projeto de lei será “muito positiva para a advocacia”.

“A Ordem já vinha construindo todo esse trabalho para dignificar nossa classe e, agora, somaremos esforços com as instituições públicas para continuar proporcionando melhorias e as reformas nos parlatórios”, considerou Assef.

“Não tenho a menor dúvida de que irá beneficiar ainda mais a nossa classe. Nós, as comissões responsáveis por esse diálogo em nome da OABRJ, seguiremos acompanhando a regulamentação, sempre nos colocando à disposição da Alerj. Sempre que necessário faremos e cobraremos melhorias em prol da nossa prática”.