18/11/2010 - 16:06

Aldo Rebelo: 'É preciso valorizar mais os partidos'

Aldo Rebelo: 'É preciso valorizar mais os partidos'

Do site do Conselho Federal

18/11/2010 - O deputado federal  Aldo Rebelo (PCdoB) criticou nesta quinta-feira, dia 18, ao participar de painel do seminário Reforma política - um projeto para o Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a cláusula de barreira e a influência nefasta que o poder econômico tem tido sobre as eleições brasileiras. "Essa influência entra nos partidos políticos e resolve eleições de forma anormal. É preciso valorizar mais os partidos e conter, de forma efetiva, esse tipo de interferência", afirmou o parlamentar ao debater o tema cláusula de barreira no painel "Sistema Partidário", presidido pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Ao abordar a questão da fidelidade partidária, Aldo Rebêlo afirmou que esta não deve estar apenas focada nos objetivos e compromissos de dada partido. Para o parlamentar, a fidelidade partidária deve ser combinada principalmente com a fidelidade para com o eleitor. "O que nem sempre tem ocorrido". Acompanham os debates na sede da OAB o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, o secretário-geral da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, o diretor-tesoureiro, Miguel Cançado, além de advogados, conselheiros federais e juristas.

Ao final, o deputado classificou a reforma política como necessária. O problema, segundo ele, está em se obter um consenso no Congresso. Para tanto, sugeriu que as propostas de reforma sejam apresentadas e votadas de forma fatiada, para que se possa aprovar na próxima legislatura pelo menos o que for possível. "Temos visto que será muito difícil aprovar tudo de uma vez no Congresso".