29/09/2023 - 18:30 | última atualização em 29/09/2023 - 18:37

COMPARTILHE

Ainda não sabe como praticar o autocuidado ao empreender? Evento na Seccional propõe atividades para alinhar saúde mental ao cotidiano profissional

Biah Santiago



Com encontro descontraído e atividades práticas que fizeram advogados, advogadas e o público em geral movimentam o corpo e a mente, a Comissão Especial Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ realizou evento para discutir a saúde mental como um “primeiro degrau” para conseguir atuar no ramo do empreendedorismo. 

Veja, quando quiser, a primeira parte do encontro no canal da Ordem no YouTube

Ao fazer um alerta em como praticar o autocuidado ao empreender, a presidente do grupo, Simone Amara Fernandes, pontua a necessária ‘pausa’ para olhar para si mesmo e para a saúde.

“Esse evento não é para falar dos problemas em si, mas para discutirmos quais ações podem ser feitas para evitar chegarmos ao extremo e promover o cuidado uns com os outros”, disse Simone. 


“Com as turbulências que passamos no dia a dia, a saúde mental dos advogados e advogadas fica comprometida. Temos que ter a consciência do autocuidado, principalmente as mulheres, que já ‘carregam’ a culpa por não conseguir dar conta de tudo, mesmo fazendo tudo”.



Os agravamentos psicológicos que afetaram e afetam boa parte da sociedade atualmente foram assinalados pela vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio. 

“Sabemos que o mal do século XXI, mesmo com o avanço da ciência e da medicina, são as afetações psicológicas que ainda afetam o ser humano. Todos nós, de alguma maneira, já sofremos ou iremos sofrer alguma doença ou sintoma psicológico, em que, na maioria das vezes, é algo incompreendido”, observou Basilio.

“Todos nós enfrentamos dificuldades e perdas, ainda mais após a pandemia. As doenças psicológicas e psiquiátricas podem gerar consequências graves. O nosso país apresenta um número elevado de suicídios entre jovens, algo muito triste e um mal que precisa ser combatido e entendido pela sociedade”.

A mesa inicial também contou com a presença da advogada e terapeuta quântica Rejane Passos; da psicóloga clínica e palestrante Janaina Ignácio; do advogado, professor, jornalista, escritor e palestrante Domingos Sávio Zainaghi; da psicanalista e mentora em inteligência emocional Cristiane Frutuoso; do terapeuta integrativo Thiago de Paula; e da integrante e professora de dança (DRT) da Comissão de Cultura da OABRJ Vanessa Bertolin. 

Os convidados propuseram dicas e compartilharam seus entendimentos relativos à inteligência emocional, como também as vivências diárias em que profissionais da advocacia e demais ramos no mercado enfrentam. Os temas versaram sobre a importância da inteligência emocional nas mediações de conflitos sociais e no trabalho; intimidade emocional; como se desconectar da ansiedade usando as emoções; como manter a saúde mental no mundo corporativo e atividades de movimento para o corpo. 


“Não é tão simples se colocar no lugar do outro, vivenciar e sentir as dores. Nós, advogados, precisamos identificar nossos sentimentos e o de outras pessoas, para que, assim, consigamos atuar bem em nossa profissão”, considerou Zainaghi.



“Além disso, buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção, uma conexão no sentido emocional com o cliente, como também entender suas dores para atuarmos em seus casos”, disse o advogado ao ministrar exemplos práticos ao público.

Para assistir a segunda etapa do encontro na íntegra, basta acessar o canal da OABRJ no YouTube. 

Abrir WhatsApp