14/09/2019 - 14:35 | última atualização em 15/09/2019 - 15:18

Advogados terão pós-graduação da Cândido Mendes por R$ 199 ao mês

Subseções concentrarão informações sobre a parceria com a Universidade Cândido Mendes

Eduardo Sarmento

A crise que assola o país e, com mais intensidade, o Rio de Janeiro tem reflexos imediatos na advocacia. Para combater as dificuldades enfrentadas pelos colegas, a Seccional elegeu um antídoto principal: a capacitação. Na tarde deste sábado, dia 14, foi dado mais um passo na direção de fornecer aos advogados todos os subsídios para o aperfeiçoamento profissional quando o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira, anunciou um convênio com a Universidade Cândido Mendes. O acordo possibilitará aos colegas realizar a pós-graduação na instituição pagando mensalidades de R$ 199, valor muito abaixo dos praticados no mercado. As aulas serão online, permitindo que colegas de todo o estado tenham as mesmas condições de estudo.

"Estamos trabalhando um de nossos prinipais eixos. A única forma de superar a crise é se reinventando, e para isso o advogado tem necessariamente que estar qualificado. Se as dificuldades para os colegas da capital são grandes, para quem milita no interior do estado a situação é ainda pior. Com este convênio ofertamos a todos os advogados as mesmas possibilidades", afirmou o diretor do DAS.

As inscrições serão feitas em páginas personalizadas para cada subseção como forma de possibilitar o controle do número de adesões ao projeto. Os endereços serão divulgados pelos presidentes das subseções. Cada pós-graduação tem uma carga de 360 horas e os colegas terão até 18 meses para completar o curso. Com nota quatro em uma escala do MEC que vai até cinco, a Cândido Mendes é uma das mais respeitadas instituições de ensino de Direito, conforme explicou o coordenador de pós-graduação da unidade de Ipanema da universidade, Marcelo Moura.

"Criamos 63 páginas com conteúdo personalizado. As aulas são didáticas e objetivas, com quatro módulos de 30 minutos sobre cada tema, facilitando a gestão do tempo. Apesar de serem lições online, os advogados têm acesso aos professores por meio de um chat, além da possibilidade de entrar em contato com a central de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h", disse, ressaltando que o diploma dos cursos online são idênticos aos dos presenciais.

Estão disponíveis 14 possibilidades de especialização: Direito Constitucional, Direito Desportivo, Direito Ambiental e Urbanístico, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Previdenciário, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, Direito Imobiliário, Direito e Processo do Trabalho, Advocacia Trabalhista, Direito Civil - notáveis do Direito Civil, Direito Registral e Notarial, Advocacia Cível, Ciências Penais e Direito Tributário.

Além da pós-graduação, outras iniciativas voltadas ao advogado do interior foram assunto durante o painel. O diretor do DAS anunciou que a Ordem está fechando uma parceria com um professor da Uerj e um da FGV para a realização de aulas gratuitas nas subseções, além de lembrar que está em andamento o programa 'Advocacia Cível nas subseções', com palestras ministradas pelo professor Alexandre Flexa.

Fábio fez questão de enaltecer o trabalho de toda a equipe do departamento, e fez um agradecimento especial aos coordenadores do DAS, que junto com ele e Marcelo Moura formaram a mesa do painel. "A despeito de todas as dificuldades, estamos trabalhando, produzindo e gerando resultados concretos para a advocacia do Rio de Janeiro. Acredito piamente que as subseções são o alicerce da Ordem e a força motriz do sistema OAB. É cada vez mais importante o engajamento de todos para que possamos sair deste encontro ainda mais fortes e unidos", considerou.

Para inscrever-se em um dos cursos, além do link que será disponibilizado pela respectiva subseção, será necessário usar um código de acesso, também fornecido pela Ordem. Os advogados e advogadas que não são inscritos em nenhuma subseção podem entrar em contato diretamente com a central de atendimento da pós-graduação e mencionar o convênio. O contato, tanto para esses casos quanto para qualquer colega que quiser obter mais informações é o telefone (21) 2024-3344 ou o WhatsApp (21) 97160-3128. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.