15/12/2017 - 13:49 | última atualização em 15/12/2017 - 16:50

Advogados ganham estacionamento no entorno do Fórum de Nova Iguaçu

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Luciana Botelho |   Clique para ampliar
Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, dia 14, um estacionamento exclusivo para os advogados que militam no Fórum de Nova Iguaçu. São 53 vagas para carros localizadas nas ruas Augusto Alfaro, Carlos Gomes e Humberto de Campos, todas sinalizadas com pinturas no chão e placas. Para estacionar nos locais privativos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, os colegas precisam fazer um credenciamento na subseção local e posicionar a autorização no painel do veículo. "É uma vitória não só para a advocacia local, mas para todos os colegas da baixada. É importante lembrar, também, que quando um advogado estaciona seu carro próximo ao fórum, ele está indo defender um cidadão, e que melhorar o cotidiano do advogado é buscar o melhor para a sociedade", afirmou durante a cerimônia o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas Luciano Bandeira.

O presidente da Ordem local, Jorge Rosemberg, explicou que as vagas no entorno do fórum foram uma promessa de campanha, e que a ideia surgiu ainda em 2015. "Nunca quisemos privilégios, mas formas de exercer melhor a profissão. Nos mobilizamos e conseguimos sensibilizar os poderes executivo e legislativo do município no sentido de compreenderem que seria o melhor para todos", afirmou, destacando como fundamentais as participações do secretário-adjunto da subseção, Orides Junior; do tesoureiro, Andrei Braga; e do conselheiro Julio Cesar da Silva. A transformação dos espaços em privativos da advocacia se deu por força da Lei Municipal nº 4.640/16, de autoria do vereador Mauricio Morais (PMDB).

A crise econômica que afeta o Rio de Janeiro foi lembrada pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ, Carlos André Pedrazzi, como um fator que dá mais importância à conquista da OAB/Nova Iguaçu. "Vivemos momentos difíceis, com muitos escritórios fechando, e com os colegas, cada vez mais, utilizando as dependências da Ordem nos fóruns para peticionar e receber clientes. Isso aumenta o volume de gente circulando e torna essas vagas ainda mais importantes", constatou.

Homenagem em Mesquita

Foto: Luciana Botelho|   Clique para ampliarApós a inauguração do estacionamento, a comitiva da Ordem seguiu para o Fórum de Mesquita, cuja sala dos advogados foi nomeada em memória de Luiz Brito Júnior, conhecido advogado do município que foi assassinado em 2015. A filha de Brito, Érica, que também é advogada, foi convidada a descerrar uma placa com o nome do homenageado. Rosemberg lamentou "a violência que atinge toda a sociedade e fez de nosso amigo mais uma vítima", enquanto Luciano dirigiu seu discurso a Érica. "Militando e batalhando diariamente pela advocacia, você já estará honrando a história de seu pai", concluiu.