15/02/2012 - 10:47

COMPARTILHE

Advogados que fizerem certificação ganharão token

FIQUE DIGITAL

redação da Tribuna do Advogado

Os advogados que fazem sua certificação digital nos postos da OAB/RJ recebem, desde início de fevereiro, a nova mídia criptográfica que permite a assinatura digital de documentos: o token. A mídia, que tem entrada USB, está de acordo com a tecnologia adotada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

O dispositivo susbtitui a máquina leitora que até então era oferecida aos colegas e tem como principal vantagem o fato de não ser necessário associá-lo ao cartão profissional para assinar digitalmente. Isso porque a certificação é emitida direto no token, e não mais no cartão. Esse novo procedimento evita, também, que eventuais danos no documento profissional afetem a certificação emitida.

O preço do pacote da certificação no postos da OAB/RJ não foi alterado, totalizando R$ 120 a certificação e o token. O valor de mercado só do dispositivo é cerca de R$ 200.
 
Quem já tem a carteira dotada de certificação e faz uso da máquina leitora não será afetado pela mudança e continuará assinando normalmente os documentos digitais. Aqueles que quiserem substituir a máquina leitora pelo token devem emitir uma nova certificação, pagando pelo serviço.

Os programas necessários, os procedimentos para instalação e a lista de postos da OAB/RJ estão disponíveis no painel Fique digital do site da Seccional.
Abrir WhatsApp