13/08/2013 - 16:42 | última atualização em 19/08/2013 - 18:36

Advogados de Campo Grande ganham nova Sala da OAB

redação da Tribuna do Advogado

Como parte das comemorações pelo mês do advogado, a Subseção de Campo Grande ganhou uma nova Sala no Fórum. Funcionando agora em espaço instalado no Bloco IV, 2º andar, a Sala teve o número de computadores e o tamanho ampliados. A cerimônia de inauguração, realizada nesta terça-feira, dia 13, contou com a presença do presidente e do tesoureiro da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz e Luciano Bandeira, respectivamente, que participaram de um café da manhã oferecido aos advogados em comemoração ao seu dia.

O novo espaço é resultado de uma parceria entre a Ordem e o diretor do Fórum, juiz Lucio Durante. De acordo com o presidente da OAB/Campo Grande, Mauro Pereira, desde a inauguração do prédio anexo ao Fórum, em dezembro do ano passado, há uma luta pela conquista de um espaço digno para os advogados.

Subseção chegou a ocupar sala de 20m² no Fórum
"Inicialmente nossa sala era localizada no Bloco I, edifício que foi demolido para a construção do prédio anexo. Lá, tínhamos um espaço de cerca de 50m². Com a reforma, fomos realocados em uma sala minúscula, onde mal cabiam dois computadores. A promessa era de que com um prédio novo receberíamos nosso espaço de volta. Não foi o que aconteceu", conta Pereira.

Entre os problemas encontrados neste tempo, estava o espaço que o Tribunal de Justiça havia arrumado para reinstalar a Sala da OAB. Segundo o diretor do Fórum, o TJ só reservou no prédio novo uma sala de aproximadamente 20m² para a subseção. "A OAB não podia ficar com um espaço reduzido. Lutei para a garantia de um espaço digno com a clareza do respeito que deve haver entre magistrados e advogados. Ainda não estou 100% satisfeito com esta nova sala, mas foi o melhor que eu consegui fazer", analisou o magistrado.

A nova sala tem 31m² e oferece oito computadores, impressora multifuncional, dois sofás, para que os advogados possam esperar as audiências, e aparelhos de TV e DVD - que ficarão transmitindo as aulas de peticionamento eletrônico oferecidas pela Seccional.

Para Felipe Santa Cruz, é importante observar que os mesmos equipamentos oferecidos na sala do Fórum Central são encontrados nas subseções. "Cada dia vemos com menos diferença a Seccional e as subseções. Temos uma gestão unificada que tenta superar as dificuldades que vão se apresentando. Agradeço ao meu tesoureiro que consegue atender as 60 subseções com a mesma atenção e empenho", disse.

Preocupado em ampliar os serviço de apoio ao processo eletrônico, Felipe aproveitou a inauguração para cobrar a ampliação da Sala do Fórum de Campo Grande: "Todos sabemos que a transição para o processo digital tem sido muito dura. Ficamos satisfeitos em conseguir um espaço mais digno para os advogados de Campo Grande, mas ainda precisamos que este local seja ampliado, como prometido. A área que hoje armazena as câmeras internas do Fórum [anexo à Sala da OAB], poderia ser usada para abrigar uma sala de apoio ao peticionamento eletrônico, com a instalação de uma máquina de scanner e funcionário capacitado, por exemplo. Ficamos satisfeitos em melhorar o atendimento aos colegas, mas nossos objetivos ainda são maiores".

Em Campo Grande, a Central Digital, com dois computadores, impressora multifuncional e um funcionário capacitado para tirar dúvidas, está instalada na sede da subseção.