12/08/2025 - 16:52 | última atualização em 12/08/2025 - 18:22

COMPARTILHE

Advocacia pública e privada se unem em defesa das prerrogativas da classe

OABRJ, Anauni e Sinprofaz reforçam a importância da união dos advogados e advogadas de todos os segmentos diante da reforma administrativa proposta pelo Congresso Nacional

Mariana Reduzino


A OABRJ, a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) e o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) se uniram para reforçar a importância da defesa das prerrogativas da classe, seja ela privada ou pública. O encontro entre as três entidades aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 12, na sede da Seccional, e contou com a participação da advogada pública da União e representante da Anauni, Margarette Brites Barboza, e da representante do Sinprofaz, Ingrid Biondi, além da presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

As dirigentes reafirmaram a importância da união entre a advocacia pública e a advocacia privada diante da reforma administrativa proposta pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), desde que seja feita com o intuito de modernizar a Administração Pública, tendo por foco a eficiência estatal, sem retirar direitos dos servidores públicos ou violar as prerrogativas da advocacia.

A OABRJ reafirmou ainda seu apoio integral à defesa das prerrogativas da advocacia pública, reconhecendo que as conquistas do segmento fortalecem a atuação em favor da União, dos estados e dos municípios. Também foi ressaltada a parceria constante entre a OAB e a advocacia pública federal, com o compromisso de defender direitos e evitar retrocessos que possam prejudicar o Estado brasileiro e a eficácia do trabalho dos advogados públicos.

Basílio manifestou apoio integral às pautas da advocacia pública e destacou: “Essas batalhas também são batalhas desta Casa. Quero dizer a todos que estamos juntos na luta pela manutenção das prerrogativas e dos direitos da advocacia pública”.

Barboza ressaltou que a união da classe é um esforço que ocorre em todos os estados e que é fundamental massificar a ideia de que a categoria é nacional e unificada, a fim de desfazer a divisão entre advogados e advogadas.

Abrir WhatsApp