25/11/2020 - 10:46 | última atualização em 27/11/2020 - 12:02

Advocacia já pode reservar horários no INSS pelos canais da Ordem

Jornalismo da OABRJ

Parceria acertada no início do mês entre a OABRJ e o INSS, a partir desta quarta-feira, 25, já é possível utilizar os canais da Ordem para reservar horários exclusivos para o atendimento presencial nas agências. A medida foi uma das soluções encontradas para minorar os impactos da pandemia no protocolo de atendimento à advocacia imposto pela decisão na Ação Civil Pública em favor da Seccional, até que o novo acordo assinado entre o INSS e o Conselho Federal da OAB seja implementado na Ordem do Rio de Janeiro.

O agendamento semanal está disponível para as agências do INSS da Gerência Centro, conforme a disponibilidade de cada uma. A Central OABRJ-Caarj fará a reserva dos horários e repassará a lista para o gerente. Cada atendimento terá duração máxima de 1h.

Neste período de pandemia, a Central atende em horário especial, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. O atendimento telefônico pode ser feito pelos números (21) 2730-6525 e (21) 2272-6150. Ainda é possível entrar em contato pelo email [email protected], pelo formulário de Contatos do site ou ainda pelo WhatsApp (21 96918-7142) - que também pode ser acessado diretamente pelo ícone do aplicativo aqui no Portal.

Desde que as unidades reabriram, são inúmeras as queixas dos colegas sobre as dificuldades encontradas para o atendimento presencial. Apesar do convênio da OABRJ com o INSS Digital e do modelo de atendimento à advocacia concentrado no meio eletrônico, alguns serviços precisam ser realizados nas agências.

"São para esses casos excepcionais que estamos em busca de soluções alternativas, pelo menos enquanto perdurar a pandemia. Nosso intuito é o de possibilitar que sejam cumpridas minimamente as determinações judiciais dentro deste cenário", explica a presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da Seccional, Suzani Ferraro, responsável por firmar a parceria ao lado da Coordenação de Prerrogativas Previdenciárias da Ordem.

A outra alternativa encontrada é a divulgação dos emails de todas as agências, mesmo as que continuam apenas com o funcionamento remoto. A lista está disponível dentro do ícone INSS Digital, na aba Fique Digital aqui do portal.

Além de Ferraro, a parceria foi possível através do apoio da coordenadora  e da coordenadora-adjunta de Prerrogativas Previdenciárias da OABRJ, Evelin Lessa e Luana Quintino, respectivamente.