11/08/2017 - 00:02 | última atualização em 11/08/2017 - 13:25

Acesso aos serviços é garantia de dignidade e amparo à classe

redação da Tribuna do Advogado

Arte: Raphael Carneiro   |   Clique para ampliar

Dar aos advogados da capital e das subseções acesso aos mesmos serviços e melhorias para a rotina da profissão foi uma bandeira da diretoria da OAB/RJ.  “Este é o nosso grande projeto. É o que elevou a dignidade dos colegas e igualou o atendimento da Ordem em todo o estado, oferecendo a todos a mesma qualidade”, pontua o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.

Para garantir esta igualdade, foi criado o projeto OAB Século 21, responsável por modernizar e equipar todas as salas de atendimento da Ordem e sedes de subseção no estado. Hoje, a Seccional mantem mais de 210 pontos de apoio, todos com os mesmos equipamentos: computadores modernos, acesso aos sistemas eletrônicos dos tribunais, impressoras multifuncionais e um espaço para o descanso dos colegas.

Como apoio aos colegas que não possuem escritório, a Ordem dispõe de escritórios compartilhados - salas individuais equipadas com computador, internet e serviços de impressão, telefonia e fax, além de uma equipe de secretaria. Na sede da entidade são 15 escritórios compartilhados e outros tantos espalhados nas casas dos advogados Celso Fontenelle (Avenida Erasmo Braga) e Paulo Saboya (Rua do Rezende) e nas subseções. “Para muitos colegas é difícil manter um escritório, por isso a importância de oferecer este tipo de serviço”, reforça Felipe.

O transporte gratuito, outra vantagem muito elogiada, auxilia na locomoção dos colegas entre a sede da OAB/RJ e os prédios do Judiciário do Centro do Rio de Janeiro. O mesmo serviço também é oferecido nas subseções de Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Petrópolis, Barra do Piraí, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Três Rios, Macaé, Niterói, São João, Pavuna, Maricá e Queimados.

Desde março de 2016, a OAB/RJ, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) e o Banco do Brasil (BB), oferece a opção permanente pelo recebimento de mandados de pagamento eletrônicos, serviço que agiliza o cotidiano dos advogados. Trata-se de uma ordem de pagamento online, sem circulação de documento físico, emitida pelo cartório e enviada ao sistema do banco diretamente pelo magistrado. A iniciativa é pioneira e a implementação no Rio de Janeiro serve como experiência para o resto do país. A pedido da Seccional, o tribunal ampliou o número de serventias que passam a fazer uso do serviço.

Convênios

Lançado pela Seccional em parceria com a Caarj e enviado em novembro de 2013 aos colegas, com a denominação, na época, de Clube Você Vida Saudável, o cartão Clube Azul Vida Saudável oferece benefícios sem custos e descontos em prestadores das redes médica, laboratorial e farmacêutica. A mesma parceria possibilitou a criação do aplicativo gratuito OAB/RJ Digital Oficial – disponível nas plataformas iOS e Android -, pelo qual é possível ter acesso a uma série de serviços e benefícios, como o Recorte digital, o serviço mais utilizado pela advocacia com mais de 100 mil colegas cadastrados para receber suas publicações.

O aplicativo dá acesso, também, ao Vade Mecum Online - que permite aos colegas consultar, editar e armazenar as leis de interesse - e a lista completa de convênios firmados pela casa. Parcerias que oferecem descontos em uma série de serviços, como escolas, cursos de línguas, de graduação e pós-graduação, seguros, concessionárias, casas de câmbio, entre outros. A lista completa de convênios pode ser obtida no setor responsável, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone (21) 2272-2245 ou pelo email [email protected].

“Sempre apostamos na criação de serviços inovadores para os advogados. Serviços que sejam essenciais para a rotina profissional dos colegas, mas que também sejam úteis para o lazer e bem estar deles. Nossa missão é promover a igualdade entre os advogados, valorizando horizontalmente os profissionais e atendendo suas mais diversas necessidades”, reforça o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.