04/09/2017 - 10:05 | última atualização em 04/09/2017 - 10:22

COMPARTILHE

Ação da OAB/RJ paralisa obra e salva gatos no Maracanã

site Jus Brasil e redação da Tribuna do Advogado

Uma Ação Popular da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, salvou neste sábado, dia 2, a vida de dezenas de gatos que estavam nas dependências de um casarão em demolição na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã. Segundo ativistas, no local viviam cerca de mais de 40 gatos e os animais não foram retirados antes da derrubada do imóvel, o que fatalmente mataria muitos deles. 
 
Na ação, a comissão da Seccional solicitou a suspensão imediata dos trabalhos para o resgate dos felinos. O grupo também pediu a intimação do Ministério Público e a condenação dos responsáveis, inclusive ressarcindo os danos ambientais provocados. Os argumentos foram aceitos pelo juiz da Justiça Federal, que estava no plantão judicial.
 
“Estou no local da demolição e não estavam nos deixando entrar para resgatar os animais. Isso é um crime. Tem gatos lá dentro feridos, mortos. Eles estão matando os gatos” — afirmou Christiane Neri, responsável pela ONG Centro de Reabilitação Pata Amiga.
 
De acordo com o presidente da comissão da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, caso a ação seja confirmada, os autores da demolição responderão pelo crime de maus tratos aos animais com o agravante de morte.
 
“Me informei de que foram feitos dois registros de ocorrência ontem na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente denunciando maus tratos aos animais neste imóvel. Isso torna a situação ainda mais grave, pois os autores tinham pleno conhecimento de que havia seres vivos dentro da casa e mesmo assim a derrubaram”, explica Velloso.
 
Segundo ele, a interrupção da obra servirá principalmente para permitir o resgate dos animais sobreviventes, evitando mais mortes.
Abrir WhatsApp