17/03/2023 - 00:08

ABA lança nova coletânea de artigos jurídicos na sede da OABRJ

Parceria entre as entidades é reafirmada pelo presidente Luciano Bandeira

Biah Santiago

A sede da OABRJ foi cenário, na noite desta quinta-feira, dia 16, do lançamento da 4ª Coletânea de Artigos da Associação Brasileira de Advogados do Rio de Janeiro (ABA/RJ). O encontro, que lotou o Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, celebrou a nova edição da obra, que reúne artigos jurídicos construídos por 149 coautores das 23 comissões da ABA, de grupos estaduais (Rio de Janeiro) e regionais (Cabo Frio, Duque de Caxias e Niterói). O livro atravessa diversas áreas do Direito atual, em que os 28 textos produzidos analisam a necessária garantia de direitos e da dignidade social.

“Como é bom ter esse auditório lotado de advogados e advogadas e contar com a presença brilhante da Diretoria da OABRJ e da OAB/Niterói junto conosco”, disse  a diretora estadual da ABA/RJ, Cristina Cruz no início do evento.

“Os protagonistas desse lançamento são vocês, advogados e advogadas, coautores que se dedicaram arduamente para lançarmos mais essa coletânea”.

Também constituíram a mesa o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; o procurador-geral da Ordem, coordenador das Comissões Temáticas da Seccional e diretor de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira; a diretora-adjunta estadual da ABA/RJ, Raphaella Marques; o diretor de Relações Institucionais da ABA/RJ, Marcos Crissiuma; e o diretor acadêmico da Universidade Corporativa da ABA (Uniaba) no Rio de Janeiro, Cláudio Bordallo.

Luciano ressaltou a colaboração entre as entidades em prol do conhecimento jurídico.

“A Ordem está como anfitriã, mas este evento é da ABA e dos advogados e advogadas que se esforçaram para produzir esta obra tão importante”, comentou Bandeira.

“É um orgulho para a advocacia ver que é possível construir com pouco, mas com muito esforço pessoal de cada um. Temos desafios enormes, problemas seríssimos no Judiciário, como a digitalização de processos que a OABRJ já está tratando, questões relacionadas à prerrogativas. Enfim, é um desafio exercer a nossa profissão e coloco a Seccional à disposição”.

Na ocasião, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, destacou os trabalhos realizados em conjunto. Para ela, seria interessante “o lançamento de uma obra coletiva com artigos das comissões da OABRJ e ABA para disseminar conhecimento das pautas da advocacia”.