10/08/2009 - 16:06

33% do Senado é alvo de inquérito ou ação judicial

Do Folha S. Paulo

10/08/2009 - Um terço dos senadores é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis, aponta levantamento feito pela Folha.

Dos 81 senadores, 27 enfrentam caso na Justiça - dez deles são da oposição e 17, da base aliada. Foram excluídos litígios de natureza particular ou movidos só por rivais políticos. O partido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem o maior número de citados: 8 de uma bancada de 19.

Wellington Salgado (PMDB-MG), por exemplo, é alvo de inquérito sob acusação de crime contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária. Há casos de senadores que presidem comissões do Senado em áreas que têm relação com as acusações que enfrentam na Justiça.

Cicero Lucena (PSDBPB), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente. Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, é acusado de desvio de verba e fraudes em licitações. Os senadores negam as acusações. Wellington Salgado e Cícero Lucena não responderam à Folha.