29/08/2024 - 16:53 | última atualização em 29/08/2024 - 17:05

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1º Congresso da Jovem Advocacia: terceiro painel apresenta artifícios para aprimorar a comunicação verbal e escrita

Biah Santiago






O poder da comunicação verbal e escrita pautou o terceiro painel do 1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia da OABRJ, que está sendo realizado no Vivo Rio nesta quinta-feira, dia 29.

Mediada pela advogada criminalista e conselheira da OAB/São Gonçalo Melissa Feitosa e pela advogada especialista em Direito de Família e do Consumidor, a professora e presidente da Comissão de Apoio ao Jovem Advogado da OAB/Nova Iguaçu, Ellen Pickler, o painel contou com o assessor na Justiça Federal, professor, palestrante e consultor em tipografia jurídica, Júlio Xavier, e com a advogada, mentora e professora de comunicação e oratória Camilla Frecheiras.

Camila falou como ‘hackear’ a comunicação por meio da persuasão.


“Numa reunião com cliente, ao fazer uma sustentação oral e em todos os momentos da carreira e na vida, persuadir é convencer. Para isso, existem alguns truques e é preciso conhecer como funciona o nosso cérebro. Primeiro, convença alguém pelo emocional, para, depois, ratificar esse conhecimento no plano racional”, orientou a advogada.



A mentora e professora de comunicação apontou três estratégias que ajudam a persuadir sem deixar de lado o profissionalismo.

“Primeiro, seja obcecado por pessoas, coloque-se no centro do seu próprio mundo e se coloque no mundo das pessoas; conheça o público para o qual você vai falar e pratique a escuta, para ativar o gatilho da reciprocidade e gerar confiança no outro. Segundo, desperte a curiosidade das pessoas. Terceiro, saia da caixa: chame a atenção sendo um elemento diferente no mercado jurídico, fure a bolha sem ter medo do julgamento de outras pessoas”.

O professor especialista em tipografia jurídica orientou como produzir documentos e petições de forma concisa e coesa.

“Percebi na prática que o Direito costuma ser a menor das dificuldades do advogado e da advogada. O grande desafio do colega é pegar o conhecimento jurídico e fático acumulado e passar para um pedaço de papel ou documento digital para o juízo, que não tem o mesmo conhecimento acumulado sobre o caso como você. Entendam que a advocacia não é como nos filmes. No dia a dia, o principal meio de comunicação do advogado é o seu documento, que funciona como uma interface que proporciona uma ligação”, comentou Xavier.

“O advogado representa o cliente, mas quem representa o advogado são os documentos, então faça um documento que reflita a qualidade do seu trabalho. A tipografia jurídica tem como propósito conquistar a atenção do leitor, e aumentar o poder de convencimento. É preciso ter um cartão de visitas que traz credibilidade e produzir petições que sejam legíveis, objetivas, organizadas. Conheça seu leitor e faça a sua mensagem ser recebida”.

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