29/08/2024 - 12:06 | última atualização em 29/08/2024 - 17:06

1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia da OABRJ eletriza o Vivo Rio com a energia dos iniciantes na profissão

Biah Santiago

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, o Vivo Rio, na Zona Sul do Rio, casa que recebe usualmente grandes nomes das artes, está sendo totalmente ocupado por novos protagonistas: os jovens advogados e advogadas, que representam o presente e o futuro da profissão. Para atrair os milhares de inscritos que fizeram check in nesta manhã, a OAB Jovem RJ, presidida por Lívia Madeira, elaborou uma programação totalmente voltada para as necessidades do(a) advogado(a) ‘digital’ e os desafios do mercado.

Veja aqui a programação completa do 1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia e acompanhe a cobertura em tempo real das palestras aqui pelo Portal da OABRJ e pelas redes sociais da Seccional ((@oabrio).

Serão seis painéis com temas obrigatórios para alavancar a carreira da jovem advocacia, como por exemplo, as balizas éticas do posicionamento digital no início carreira; a atuação prática na área cível, o poder da comunicação verbal e não-verbal para advocacia, os desafios contemporâneos da advocacia criminal, entre outros.

Na abertura, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, destacou que a jovem advocacia anseia por expandir seus horizontes e, por isso, são o elo da entidade com o futuro.

“O congresso representa uma conjunção de vontades e de desejos de tornar a advocacia ainda mais forte e capaz de ocupar o mercado, o que construirá um futuro forte, independente e de sucesso no estado e em todo o país. A jovem advocacia é a esperança da Ordem de um futuro melhor, que será conquistado com a força e a capacidade de cada um de vocês. Nosso papel é ser o elemento que vai viabilizar a concretização dessa esperança que move todos nós”, afirmou o presidente.

“A advocacia unida é imbatível, então, se hoje trabalhamos para levar gratuitamente cursos e podemos dizer que fizemos o maior investimento na ESA (Escola Superior de Advocacia) da história da Ordem, é para oferecer a vocês uma formação continuada e especialização para que cada um de vocês aproveitem e conheçam as novas vertentes do Direito”.

Vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio anunciou que submeterá em breve ao conselho seccional a proposta de desconto de anuidade para os ingressantes na profissão. Se for aceito, o projeto garantiria 50% de desconto na primeira anuidade aos novatos.

“Este congresso é um sonho realizado da Diretoria da OABRJ e da Comissão OAB Jovem. Nossa função e missão é priorizar a jovem advocacia, porque o bastão da casa será passado para vocês futuramente, que são a capilarização da nossa entidade”, disse Basilio.

“Cada vez mais iremos investir no currículo da classe. Ofereceremos gratuitamente duas mil vagas de pós-graduação em Processo Civil na Candido Mendes e cursos na ESA. Se tudo der certo, ano que vem teremos a segunda edição deste congresso!”.

Para a presidente da Comissão OAB Jovem RJ, Lívia Madeira, o 1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia comprova o anseio dos novos colegas por preparo profissional que os habilite a agarrar as oportunidades do mercado.

“Desde que assumi a OAB Jovem, tinha um propósito: tornar a jovem advocacia mais capacitada. Esse congresso materializa um sonho e demonstra o empenho de todos os colegas e da Ordem em proporcionar a vocês um olhar voltado exclusivamente para o aprimoramento e impulsionamento da carreira de cada advogado e advogada do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Lívia.