02/03/2011 - 16:06

COMPARTILHE

17 juízes tomam posse no TRT-RJ

17 juízes tomam posse no TRT-RJ


Do Jornal do Commercio

02/03/2011 - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1º Região (Rio de Janeiro) empossou na segunda-feira os 15 juízes do trabalho substitutos aprovados no concurso público que ofereceu23 vagas, para o qual se inscreveram 3.096 candidatos. Antes de começar o trabalho, os juízes vão fazer o Curso de Formação inicial, promovido pela escola judicial d o TRT-RJ, que teve sua aula inaugural ontem.

Dentro do projeto pedagógico da escola judicial para esse curso, haverá a participação de tutores (juízes titulares da capital) que acompanharão individualmente os empossados por dois meses. "A tutoria é uma estratégia pedagógica do TRT-RJ para integrar teoria e prática. Os novos juízes ficarão em formação antes de entrarem nas designações da Corregedoria. O tutor é um facilitador", explicou o diretor-geral da escola judicial do TRT-RJ, desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha.

O primeiro projeto de tutoria foi realizado há dois anos, com magistrados do último curso de formação. "Gosto muito de participar da formação dos colegas e fico feliz em ver que existe de fato um método para isso. Essa troca de experiências é tão importante quanto o concurso para a magistratura", afirmou o juiz Cláudio Olímpio Lemos de Carvalho,titularda48aVarado Trabalho e um dos tu ores do projeto. O próximo passo na formação dos novos juízes será a participação, ainda em março, no curso de capacitação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), do TST, com duração de um mês.

Os aprovados no concurso foram saudados pelo presidente do TRT-RJ, desembargador Aloysio Santos. "Agora se inicia uma nova vida, de doação, entrega e desafios. Onde estiverem, estará a face do Estado brasileiro. Vocês chegam em boa hora, pois há muito trabalho", afirmou. Os magistrados também receberam as boas-vindas do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da la Região, José Antonio Vieira de Freitas Filho, e de Ricardo Menezes, presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB-RJ.

Daniel Chein Guimarães primeiro colocado no concurso, foi escolhido como orador do grupo. Em seu discurso, o receio do desconhecido e o dever de seguir em frente foram citados como sentimentos contrapostos: "Só podemos ir em frente e arriscar. Somos servidores públicos". O magistrado falou também de respeito, humildade e ética como fundamentos do bem servir.

 

Abrir WhatsApp