28/08/2025 - 20:08 | última atualização em 30/08/2025 - 12:51

COMPARTILHE

Veja os melhores momentos do II Congresso da Jovem Advocacia

Evento reafirmou o papel da OABRJ na construção de oportunidades e no fortalecimento da classe

Ana Júlia Brandão



Ao longo desta quinta-feira, dia 28, mais de 7.500 advogados e advogadas passaram pelo Vivo Rio durante o II Congresso Estadual da Jovem Advocacia. O saldo do dia? Uma jornada intensa de capacitação, networking e inovação. O evento reafirmou o papel da OABRJ como parceira ativa na construção de oportunidades e no fortalecimento da classe. 

O Congresso marcou ainda dois momentos de grande simbolismo para a advocacia fluminense: a apresentação do Censo da Advocacia, que servirá de base para novas políticas de valorização e inclusão; e o lançamento do aplicativo oficial da OABRJ, desenvolvido em parceria com o Santander, que promete reunir em uma só plataforma serviços, informações e facilidades para a rotina da advocacia.

“Este congresso mostrou a força da advocacia de nosso estado. Reunimos milhares de colegas em um espaço de aprendizado, troca e inovação e reafirmamos o compromisso da OABRJ com a valorização da profissão e com a construção de políticas que atendam às necessidades da nossa classe. A energia e a participação que vimos hoje foram incríveis”, exaltou a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.


Panorama


Com quase 12 horas de debates sobre temas práticos e estratégicos para o dia a dia da profissão, a programação contemplou desde áreas tradicionais até temas ligados à inovação e ao empreendedorismo jurídico. 

Veja as notícias aqui e acompanhe o resumo de cada painel nas nossas redes sociais. 

Foram tratados assuntos como precedentes no processo do trabalho, tributação patrimonial e holdings familiares, gestão de escritórios e uso da tecnologia, além dos desafios da advocacia criminal, incluindo questões sobre cadeia de custódia, pedidos de liberdade e oratória no tribunal do júri. 

O encontro também trouxe painéis focados em auxiliar as jovens advogadas e advogados no início da carreira, com estratégias para atuação extrajudicial, marketing, contratualização e marketing jurídico, com destaque para o uso de visual law, posicionamento digital e networking estratégico.

“É muito gratificante reunir tantos colegas, sobretudo com apoio da nossa diretoria e da nossa presidente que valorizam a jovem advocacia. Poder oferecer aprimoramento gratuito e de qualidade para a nossa classe neste palco, com tantas figuras importantes mostra que estamos no caminho certo”, afirmou a presidente da OAB Jovem, Lívia Madeira, ao encerrar o evento.

Abrir WhatsApp