14/08/2025 - 19:15 | última atualização em 15/08/2025 - 18:28

COMPARTILHE

Marisa Gaudio é a primeira mulher na galeria de presidentes da Caarj

“Foi uma guerreira em um momento muito difícil da Caarj. Com coragem e dedicação, fez o que pôde para garantir que a advocacia fosse assistida”, comentou a presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio

Mariana Reduzino


A galeria de presidentes da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) ganhou um novo rosto e, pela primeira vez, um rosto de mulher. Na tarde desta quinta-feira, dia 14, a ex-presidente da Caarj e atual integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Marisa Gaudio, participou da cerimônia de inauguração do seu retrato na galeria de presidentes da Caixa – tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 80 anos de história da instituição.

A presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, agradeceu à homenageada pela firme atuação, mesmo nos momentos mais difíceis da gestão da Caarj.

“Marisa marcou a Caarj como primeira presidente mulher e, além disso, foi uma guerreira em um momento muito difícil da Caixa de Assistência. Com coragem e dedicação, fez o que pôde para garantir que a advocacia fosse assistida. Só temos a agradecer pelo trabalho realizado”, disse Basilio.

A atual vice-presidente da Caarj, Mônica Alexandre, também destacou o legado da ex-presidente: “Ela fez um brilhante trabalho para toda a advocacia, especialmente para as mulheres, trazendo visibilidade para a advocacia feminina no Estado do Rio de Janeiro e reafirmando que podemos ocupar espaços de liderança”. 

Para encerrar a solenidade, Gaudio agradeceu a todos e compartilhou um panorama do caminho percorrido até ver sua foto fixada como a primeira mulher a presidir o departamento.

“São mais de 15 anos de Ordem. Eu me orgulho muito de ter feito parte dessa história. Apesar de um caminho difícil, eu e toda a equipe realizamos essa gestão juntos, de forma unificada, para fazer a Caixa dar certo com os recursos que tínhamos e prestar assistência verdadeira à advocacia. Estamos fazendo algo histórico aqui, que vai perdurar por longos anos. Tenho orgulho de ser a primeira mulher a aparecer nessa parede. Hoje temos uma presidente mulher na OABRJ, o que significa que estamos no caminho certo e que temos competência suficiente para ocupar qualquer espaço”, declarou. 

Prestigiaram a cerimônia o tesoureiro da Seccional, Fábio Nogueira, o assessor da presidência, Ricardo Menezes, o presidente da OAB/Itaguaí, Joseph Piñeiro, o presidente da OAB/Teresópolis, Edio Ribeiro, a presidente da OAB/Méier, Gracia Barradas, o advogado Rodrigo Siqueira Júnior, representando o ex-presidente da OABRJ, Felipe Santa Cruz, além de amigos de profissão e familiares da homenageada.

Veja mais fotos da homenagem no perfil da OABRJ no Facebook.

Abrir WhatsApp