12/12/2016 - 11:36 | última atualização em 12/12/2016 - 11:34

COMPARTILHE

Ônibus do Rio cometem uma infração a cada três minutos

jornal O Globo

A julgar pelas estatísticas, é praticamente impossível que um passageiro de ônibus do Rio nunca tenha presenciado uma bandalha praticada pelos motoristas do transporte coletivo. Números do Detran-RJ deste ano, compilados até o fim de setembro, mostram que ônibus e micro-ônibus que circulam pela cidade acumulam 122.104 multas de trânsito. São, em média, 445 por dia, 18 por hora: ou seja: uma a cada três minutos.

Na manhã da última quarta-feira, o EXTRA, constatou, na prática, a mesma imprudente proporção. Em pouco menos de dez minutos, a equipe presenciou três avanços de sinal no semáforo localizado na Avenida Presidente Vargas, na altura do Sambódromo, no Centro. Só esse tipo de infração já acumula, este ano, 9.143 ocorrências, colocando-a na lista das dez mais cometidas, segundo o departamento de trânsito.
 
A campeã é o excesso de velocidade, que corresponde a 34,8% do total de multas aplicadas. Também fazem parte da lista, circular fora da faixa exclusiva para os coletivos, não usar o cinto de segurança e parar fora do local permitido. Os números mostram também que 11,5% das penalidades não são pagas pela falta da identificação do real infrator.
 
O número de multas é elevado e deixa o trânsito inseguro. É preciso que as empresas invistam na educação dos profissionais e os motoristas se conscientizem dos riscos da reincidência, que pode levar a demissão aponta Armando de Souza, presidente da Comissão de Legislação do Trânsito da OAB/RJ.
 
Sebastião José da Silva, vice-presidente do sindicato dos motoristas de ônibus diz que a pressão dos empregadores por resultados não justifica práticas inseguras no trânsito.
 
Não queremos usar isso como justificativa, pois é um número expressivo disse.
 
Treino é obrigatório
 
Para a Secretaria municipal de Transportes, a aplicação de multas mostra o trabalho da Prefeitura do Rio, por meio de radares da CET-Rio e atuação da Guarda Municipal, para coibir infrações de trânsito. Sobre a autuação dos motoristas dos ônibus municipais, informou que, em 2014, determinou aos quatro consórcios que os profissionais passassem por treinamento.
 
A secretaria informou ainda que, ao ingressar no sistema, os novos rodoviários devem passar pela mesma qualificação para obter o Cartão de Identificação do Auxiliar de Transporte, documento necessário ao exercício da função. O órgão destaca ainda que 7.500 guardas municipais atuam no patrulhamento de rotina, além de recorrer a ajuda das denúncias recebidas pelo serviço 1746, e da fiscalização eletrônica.
 
O Rio Ônibus, que representa as empresas, argumenta que o número de multas apontadas se refere à totalidade de infrações para todas as categorias de ônibus que circulam na cidade, quando as linhas regulares representam 47% dos coletivos emplacados na capital e 18% no estado.
 
No comparativo entre os nove primeiros meses de 2016 e o mesmo período de 2015, o número de multas se manteve estável, diz a nota, acrescentando que os consórcios colaboram com a fiscalização, identificando os infratores.
 
Crescimento nos últimos anos
 
Expectativa
 
Se mantiver a média dos últimos três meses do ano passado, é bem provável que o volume de multas de 2016 supere o de 2015.
 
Aumento
 
A tendência tem sido de crescimento. Na comparação entre os dois anos anteriores, o volume subiu 9,2% de uma para o outro, passando de 153.934, em 2014 para 168.213, em 2015.
 
Recorde
 
O maior número de multas em um ano, desde 2010, foi registrado em 2012, com 224.147 penalidades aplicadas aos motoristas de ônibus e micro-ônibus. E o menor foi em 2011, com 150.089.
 
Avanço
 
Passar com o sinal vermelho correspondeu a 9,2% das multas de 2015 e 7,4% até setembro deste ano. A infração é gravíssima e rende sete pontos na carteira.
 
Sem infrator
 
Quando o real infrator não é identificado, segundo o Detran, é gerada uma segunda multa (esta administrativa), aplicada à empresa, sem que a primeira seja suspensa. O valor é a multiplicação do número de vezes em que a infração original foi praticada.
 
Veículos
 
Dos ônibus que circulam no Rio, 8.563 são da frota municipal convencional. Outros 456 são BRTs.
Abrir WhatsApp