16/05/2023 - 10:45 | última atualização em 16/05/2023 - 14:37

COMPARTILHE

Introdução à Justiça Restaurativa - Transformando conflitos em soluções - Aulas online ao vivo e gravadas

Realização: Escola Superior de Advocacia - ESA

Aulas online ao vivo e gravadas
Dias 22 e 29 de junho e 06 e 13 de julho de 2023
Quintas-feiras – das 19h às 21h


Coordenadora
Bruna Gonçalves


Professores
Vinícius Almeida - advogado especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS; Facilitador de círculos de construção de paz para situações menos complexas e situações complexas formado pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris), mediador de conflitos, Presidente da Comissão de Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa da OAB/RJ, membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ, bacharelando em Psicologia pela Universidade Celso Lisboa.

Muriel Magalhães - facilitadora de diálogos, polinizadora de sistemas de apoio, amante da cultura de paz e da comunicação não violenta. Aprendiz de tecnologias sociais, visão sistêmica, metodologias colaborativas e Teoria U. Mediadora de conflitos. Aprendiz autodirigida. Atua há mais de 10 anos com círculos de paz e gestão de conflitos para pessoas e organizações. Faz parcerias com a Academia de Líderes Ubuntu, a Eureca.me e a Sputnik.works. Coordenadora do GE de Práticas Restaurativas do Instituto Mediare. Uma pessoa curiosa por natureza e apaixonada por sistemas sociais dialógicos.


Objetivo do curso
O objetivo do curso é proporcionar uma introdução prática e teórica sobre a Justiça Restaurativa, incluindo aspectos fundamentais como valores, princípios e reflexões importantes para o entendimento do tema. Serão exploradas abordagens restaurativas e dinâmicas interativas que contribuirão para a compreensão dos conceitos e aprimoramento da prática.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar na Comunicação Não Violenta (CNV) e em como aplicá-la em conflitos jurídicos, bem como conhecerão diversas abordagens do encontro vítima-ofensor, permitindo assim uma visão ampla e completa da Justiça Restaurativa.


Área do Direito
Conciliação


A quem o curso se destina (público-alvo)
Advogados e Estudantes de Direito


Programação
. Transformação de conflitos
- O que é Justiça Restaurativa, algumas reflexões sobre “conceito” e história.
- A importância da Comunicação Não-Violenta na facilitação de diálogos.

. Trocando as lentes
- Punir resolve?
- Dinâmica em círculo.

. Justiça Restaurativa
- Pilares, valores, pressupostos, legislação;
- Modelos de práticas restaurativas e aplicabilidades (conferência de grupo familiar; encontro vítima ofensor e tipos círculos).

. Círculo Restaurativo
- Etapas dos círculos;
- Trazer um caso concreto para dinâmica em grupo, com construção de roteiro.

Data e hora

22/06/2023 19h às 21h

Data de término

13/07/2023

Local

Portal do aluno no site da ESA

Carga Horária

8h

Valor

R$ 297, poderá ser pago em até 4x no cartão de crédito

Mais informações

(21) 3828-0192 / [email protected]

Inscreva-se

Abrir WhatsApp