08/06/2021 - 15:20 | última atualização em 08/06/2021 - 20:50

COMPARTILHE

Finanças comportamentais: entendendo melhor como pensa o ser humano na hora de decidir - Curso online e ao vivo

Realização: Escola Superior de Advocacia - ESA

Curso online ao vivo
Dias 12, 14, 19 e 21 de julho de 2021
Segundas e quartas-feiras – das 18h30 às 20h30


Coordenador(a):
Bárbara Bueno Brandão - coordenadora de Métodos Adequados de Solução de Conflitos


Professor(a):
Ricardo Razuk - Doutorando em Filosofia pela UFRJ, Mestre em Administração pelo COPPEAD UFRJ; Especialista em Economia e Gestão da Energia pelo COPPEAD UFRJ; Engenheiro de Produção pela UFRJ. É Coordenador-Geral na Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Membro da Comissão de Mediação da OAB-RJ, Professor no FGV Management. Foi Professor e Coordenador Acadêmico na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa da FGV EBAPE. Trabalhou por 10 anos como concursado na Petrobras. Foi Coordenador de Contas a Receber na IBM e Consultor na Accenture. Foi Professor/Lecturer no Master in Finance do FGV Management, no COPPEAD UFRJ, no Instituto de Economia da UFRJ, na XP Educacional, no BTG Pactual e no IBMEC. Autor de artigos e coautor de Livros.


Objetivo do curso:
Apresentar um novo conceito em Finanças – as Finanças Comportamentais, hoje considerada uma das responsáveis pela evolução da maneira como as decisões financeiras são tomadas. Evidenciar a relação entre as decisões tomadas pelas pessoas em conflito decisório e a psicologia cognitiva, diferentemente da visão idealizada da realidade que é própria das finanças tradicionais (racionais) e da psicologia behaviorista.


Área do Direito:
Mediação


A quem o curso se destina (público-alvo)
Advogados, estudantes de Direito e mediadores e conciliadores formados ou em formação


Programação: 

Aula 1: Introdução às Finanças Comportamentais e o Questionamento do Paradigma Racional. Definição de Finanças Comportamentais. O Homem Econômico. A Tomada de Decisão.

Aula 2: Vieses Comportamentais. Vieses Cognitivos e Emocionais.

Aula 3: Aversão ao Arrependimento. Dissonância Cognitiva. Ancoragem e Viés de Ajustamento. Viés da Contabilidade Mental. Excesso de Confiança. Representatividade. Conservadorismo.

Aula 4: Viés de Disponibilidade. Viés de Retrospectiva. Excesso de Otimismo. Viés da Autoatribuição. Outros Vieses: Ilusão do controle; Viés do autocontrole; Viés da confirmação; Viés do status quo.

Data e hora

12/07/2021 18h30 às 20h30

Data de término

21/07/2021

Local

Portal do aluno do site da ESA

Carga Horária

8h

Valor

R$ 299,90

Mais informações

(21) 3828-0192 / [email protected]

Inscreva-se

Abrir WhatsApp