19/06/2024 - 16:41 | última atualização em 25/06/2024 - 20:27

Seccional e OAB/Leopoldina visitam espaço reformado recentemente na Cidade da Polícia e propõem estruturar o parlatório da Polinter

Biah Santiago e Renata Loback

A OABRJ, por meio da Comissão de Celeridade Processual (CCP), e a OAB/Leopoldina visitaram, nesta quarta-feira, dia 19, as instalações da Cidade da Polícia (Cidpol), no Jacarezinho, Zona Norte do Rio. A diligência no complexo, que abriga 15 delegacias especializadas, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e cinco órgãos sob o comando da Polícia Civil, teve como objetivo visitar o espaço dedicado à advocacia reformado recentemente pela Seccional e começar a construir outra conquista para advocacia criminal: melhorias no parlatório da Polinter. A ideia da OABRJ é poder instalar móveis novos para melhorar o atendimento prestado pelos colegas a seus assistidos.

A comitiva da Seccional, liderada pela vice-presidente da entidade e presidente da CCP, Ana Tereza Basilio, pelo presidente da OAB/Leopoldina, Alexandre Aguilar, e pela vice-presidente da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia, foi composta ainda pelos integrantes da Subseção da Leopoldina: a vice-presidente, Fernanda Baldanza; a secretária-geral, Priscila Damasceno; e o tesoureiro, Aléssio Cazumbá, além de conselheiros e presidentes das comissões temáticas da subseção. O grupo foi recebido pelo prefeito da Cidpol, o comissário Reinaldo Falcão.

Gerenciada há pouco mais de um mês pela OAB/Leopoldina (antes o espaço era comandado pela Comissão de Prerrogativas da Seccional), a sala da advocacia tem ambiente climatizado e ganhou recentemente novo mobiliário (sofá, mesa de reunião, armários), computador, impressora e pontos de internet, mudanças que proporcionam conforto a advogados e advogadas que utilizam a sala para aguardar o momento de atendimento aos seus clientes.

“A gestão desta sala pela subseção aproxima ainda mais a Ordem da advocacia, especialmente a criminalista que milita aqui todos os dias, e valoriza o fato de este ser mais um ponto para atender a colegas de outras localidades, como, por exemplo, os de Bonsucesso, Maria da Graça e Inhaúma”, explicou o presidente da OAB/Leopoldina.

“Quero agradecer toda a ajuda da Seccional e a parceria com a Cidade da Polícia, porque é dignificante poder entregar um espaço de trabalho para a advocacia que também será benéfico para a população”.

Basilio frisou o esforço contínuo da OABRJ para amparar o exercício profissional da advocacia.

“A OAB/Leopoldina assumiu recentemente a sala na Cidade da Polícia por ser um pólo de atendimento dentro do território de atendimento da subseção. Este é um ponto importantíssimo para o trabalho de advogados e advogadas, que contam, agora, com um funcionário para auxiliá-los, ambiente e estrutura adequada para a advocacia trabalhar com dignidade”, ponderou a vice-presidente da OABRJ.

Os representantes da Seccional também passaram pela Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter), localizada dentro da Cidade da Polícia, para averiguar as condições do local utilizado como parlatório e pedir autorização para promover melhorias no espaço. A ideia da OABRJ é instalar novos móveis para aprimorar o atendimento prestado pelos colegas aos seus assistidos.

Na Polinter, a comitiva da OABRJ foi recebida pelo delegado responsável, Adriano França, e pelo responsável da Carceragem, o investigador Gedson Brandão de Oliveira.