10/06/2024 - 14:59 | última atualização em 11/06/2024 - 19:26

OAB/Volta Redonda entrega Medalha Sobral Pinto a decanos da advocacia e celebra chegada de novos colegas

Comitiva de dirigentes da OABRJ também visitou a casa de custódia local

Biah Santiago e Mariana Reduzino

O caminho que a jovem advocacia começa a trilhar na profissão encontrou-se com o de decanos da profissão na última sexta-feira, dia 7, no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, no Sul Fluminense do estado, em cerimônia de entrega de carteiras e da Medalha Sobral Pinto (concedida àqueles que completaram meio século de serviços prestados à advocacia). Comandado pela presidente da OAB/Volta Redonda, Carolina Patitucci, o encontro contou com a presença da vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, que foi paraninfa dos novos colegas.

“Desejo sorte aos novos advogados e advogadas. Lembro que, quando peguei minha carteira da Ordem, já na semana seguinte estava dentro da OAB e tenho certeza de que isso me fez uma advogada diferente. Passamos por dificuldades, mas a advocacia é unida e combatemos isso com muito trabalho”, declarou Patitucci.

“A Medalha Sobral Pinto representa o pai da democracia. Para mim, Sobral é um exemplo de profissional e de ser humano, um dos maiores defensores de direitos humanos que esse país já teve. E é uma honra para mim poder entregar esta medalha a dois ex-presidentes de subseção. Espero chegar aos 50 anos assim como nossos colegas experientes chegaram”.

Basilio destacou um dos principais enfoques da carreira de Sobral Pinto: a luta pela defesa da sociedade e de seus direitos. A vice-presidente da OABRJ reforçou que tais premissas fazem parte do juramento que todo membro da classe faz ao receber a carteira da OAB.

“Como cidadã de Volta Redonda por força de lei, fico ainda mais honrada por subir nesta tribuna da casa do povo para falar de uma figura histórica, que ilumina a todos nós no exercício da advocacia, como é o Sobral Pinto. Talvez ele seja a expressão mais pura e efetiva daquilo que representa a classe. Sobral prezava pelo Direito e pela ordem jurídica, pela defesa dos direitos humanos e da sociedade, como consta no nosso juramento”, considerou Basilio.

Também compuseram a mesa da solenidade os presidentes das subseções de Piraí, Luiz Augusto Guimarães; de Rio Bonito, Karen Figueiredo; de São Gonçalo, Andreia Pereira; o vice-diretor de Valorização da Advocacia no âmbito das Subseções, Lucas Perez; e os integrantes da OAB/Volta Redonda: a vice-presidente, Annelise Dias; o secretário-geral, Edson Lana; e a diretora da ESA e coordenadora-geral das comissões temáticas da subseção, Roseane Marangon.

Os membros da advocacia condecorados com a Medalha Sobral Pinto foram: Angela Maria Padilha Velasco; Antonio Gustavo da Silva; entregue em memória, Jayr Affonso de Oliveira (representado pelo filho, Jair Lima de Oliveira); Maria Carmem Santos; Pedro Fernando Silva Monteiro (representado por seu filho, Pedro Fernando Ribeiro Monteiro); e os ex-presidentes da OAB/Volta Redonda, Rosa Maria de Souza Fonseca e Sebastião Jeronimo da Costa.

Comitiva da OABRJ visita casa de custódia na cadeia pública de Volta Redonda

No mesmo dia, uma comitiva da OABRJ, liderada pela vice-presidente da Seccional, visitou a casa de custódia na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, em Volta Redonda, para averiguar as condições estruturais da sala da OAB.

Segundo Basilio, o atual estado da sala para uso dos advogados e advogadas é longe do ideal, e mudanças serão pleiteadas ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

“Viemos a pedido da presidente da OAB/Volta Redonda, Carolina Patitucci, e constatamos que a sala da OAB é muito pequena. Temos outro espaço dentro do presídio e a nossa proposta para o Tribunal de Justiça será trocar a sala, que tem cerca de 14m², pela área ao lado de fora, que está sem uso pelo TJ”, ponderou.

“Caso o tribunal responda que essa permuta não seja possível, iremos investir mais em nossa sala para que os colegas utilizem o espaço para trabalhar com mais conforto e instalar equipamentos para os advogados conseguirem ouvir o pregão”.

Patitucci ressaltou que a atuação da OABRJ em prol de melhorias na unidade prisional vai impactar positivamente a advocacia de toda a Costa Verde, que milita diariamente nas instalações.

“A advocacia precisa de dignidade para trabalhar. Sabemos que a nossa sala está longe do ideal, ainda há muito o que melhorar, mas durante a gestão já conseguimos instalar rede de internet, colocar cadeiras mais confortáveis, servir café todos os dias, e agora o ar-condicionado”, disse a presidente da OAB/Volta Redonda.

“Acredito que essas alternativas, que serão propostas pela Seccional ao tribunal, serão soluções importantes para a advocacia de Volta Redonda e de todo o Sul Fluminense”.

Acompanharam a ida à Casa de Custódia o secretário-geral da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Mauro Pereira; e os presidentes da OAB/Rio Bonito, Karen Figueiredo; da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira; e da OAB/Piraí, Luiz Augusto Guimarães.