21/05/2024 - 12:08

OABRJ sedia lançamento de livro da ABA sobre futuro da advocacia familiarista e sucessória

Felipe Benjamin

Elaborado por quatro comissões da Associação Brasileira de Advogados (ABA), o livro "Perspectivas de futuro da advocacia familiarista e sucessória" recebeu um evento de lançamento na tarde desta segunda-feira, dia 20, no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na Seccional. A cerimônia contou com a presença de representantes das comissões nacionais de Direito das Famílias e Sucessões; de Direitos Humanos; da Mulher e de Processo Civil da ABA, e teve abertura da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

"Essa reunião de comissões e união de áreas faz com ganhemos muita consistência e uma visão ampla dos assuntos abordados no livro", afirmou Basilio. "É uma honra para a OABRJ lançar essa obra que, sem dúvida, ajudará muito a advocacia, não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo país. Estamos à disposição da ABA para que esse lançamento não fique restrito à Seccional, mas que seja lançado também em diversas subseções. Trata-se de uma obra de muita utilidade, e, quanto mais divulgada for, maior será a colaboração ao meio jurídico".

Compuseram a mesa ao lado de Basilio a presidente da Comissão Nacional de Direito das Famílias e Sucessões da ABA e a vice-presidente da Comissão de Estudos sobre Alienação Parental da OABRJ, Nattasha Feighelstein Ermel; a diretora municipal da ABA, Eliane Molinaro; o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da ABA e coordenador da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ no âmbito da Diversidade, Diego Piassabussu; a presidente da Comissão Nacional da Mulher da ABA, Júlia Kerr, e a vice-presidente da Comissão Nacional de Processo Civil da ABA, Carla Amorelli.

"Queria saudar, com muito acolhimento, as integrantes da comissão no Rio Grande do Sul que não puderam estar aqui conosco", afirmou Nattasha em seu discurso. "Ano passado, tivemos um livro 100% feito por mulheres, e, neste ano, temos a introdução do livro escrita por um homem. Muitos brincam dizendo que eu separo o que Deus uniu, mas eu não separo. Apenas dou uma nova vida. Estamos precisando muito falar sobre humanidade e, por isso, temos a Comissão de Direitos Humanos e Comissão da Mulher conosco, e também a Comissão de Processo Civil, que é a ferramenta para essa nova vida das famílias".

Para a diretora municipal da associação, o lançamento do livro afirma a posição de mulheres autoras de artigos científicos.

"A ABA é uma célula da OAB e desempenha, em parceria com a Ordem, um papel importante na vida dos advogados, valorizando a advocacia e fomentando o conhecimento jurídico", afirmou Molinaro.

"Há uma história secular de apagamento intelectual das mulheres e, ao longo dos anos, as mulheres tiveram que lutar para ver seus nomes impressos em livros. Temos que nos manter firmes no nosso propósito porque, apesar da opressão, hoje estamos aqui mostrando que o saber também é nosso".