17/06/2024 - 17:08 | última atualização em 25/06/2024 - 12:07

OABRJ reúne lideranças da advocacia para fazer apanhado de temas que afetam a classe

Advocacia extrajudicial, mentoria profissional, reforma tributária e ética foram alguns dos temas

Ana Júlia Brandão

O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ, recebeu, nesta segunda-feira, dia 17, a segunda edição do evento “Lideranças da advocacia”. A iniciativa trouxe diversos quadros importantes da Seccional e das subseções para abordar os temas mais relevantes para o dia a dia profissional, sempre pelo viés da preservação e do aprimoramento do papel da advocacia perante a sociedade. Advocacia extrajudicial, mentoria profissional, reforma tributária, a ética e os desafios impostos pelo sistema de Justiça foram alguns dos tópicos.

Assista à primeira parte na íntegra e acompanhe a segunda ao vivo no nosso canal do YouTube.

O encontro realizado pela diretoria de Valorização da Advocacia da OAB/Barra da Tijuca, em parceria com o 15º Ofício de Notas e a Associação Comercial do Rio de Janeiro, reuniu grandes nomes do campo jurídico numa sequência de palestras. Clique aqui e veja a programação completa.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, ressaltou a importância do tema e frisou o papel dos advogados e advogadas como base do Estado democrático de Direito.

“Somos nós que fazemos a máquina judiciária funcionar, nós que, através das nossas alegações, geramos mudanças jurisprudenciais. O trabalho de valorização da classe é um dos mais importantes aqui na OABRJ, especialmente porque nos últimos anos temos visto uma forte depreciação da profissão e, pior, a reprovável criminalização do exercício, quando muitas vezes nossa atividade é confundida com aquilo que é atribuído ao cliente. Então, precisamos, sim, reagir e ostentar a relevância de todos os colegas que levam o direito de defesa do cidadão e que protegem a sociedade do Estado poderoso”.

O diretor de Valorização da Advocacia, Paulo Grossi, frisou a importância da instituição e das comissões temáticas no enaltecimento da profissão na sociedade.

“Valorizar a advocacia é o motivo pelo qual a Ordem existe. Temos mais de 140 comissões temáticas e cada uma delas ressalta o trabalho da advocacia na sua especificidade. Uma das missões que temos nesta diretoria é potencializar nosso trabalho de forma ampla”.

Além de Basílio e Grossi, compuseram a mesa de abertura a diretora de Valorização da Advocacia da OAB/Barra da Tijuca, Giselle Farinhas; o tesoureiro da OABRJ, Fábio Nogueira; o conselheiro federal da OAB, Eurico Telles; a diretora estadual da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Cristina Cruz; o presidente do Instituto Movad, Sérgio Antunes; o presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), Antônio Torres; o presidente da comissão de ética e disciplina da OAB/Madureira e Jacarepaguá, Malone Machado; a diretora municipal da ABA, Elaine Molinaro; a integrante da diretoria de Valorização da Advocacia da OAB/Barra da Tijuca Luciana Pires; a vice-presidente da OAB/Barra, Renata Mansur, e a vice-presidente da Comissão de Direito Antidiscriminatório, Luciana da Silva.

Giselle Farinhas, criadora do projeto, destacou a importância de fortalecer o protagonismo de cada liderança da advocacia no contexto institucional, em que todos os advogados e advogadas são importantes.

"É preciso resgatar o respeito, a ética e o compromisso constitucional da advocacia sempre de forma construtiva para uma sociedade mais justa".