23/05/2024 - 20:51 | última atualização em 27/05/2024 - 17:15

COMPARTILHE

OABRJ inaugura sala de perícias em Santo Antônio de Pádua

Cerimônia incluiu entrega da Medalha Sobral Pinto a presidente da OAB/Itaocara e outros advogados

Felipe Benjamin



A sede da OAB/Santo Antônio de Pádua inaugurou, na tarde de quinta-feira, dia 23, uma sala de perícias do INSS batizada em homenagem ao ex-presidente da subseção, Maurício Oliveira Pinto. A cerimônia com presença de dirigentes da Seccional serviu ainda à entrega da Medalha Sobral Pinto - honraria concedida pela OABRJ a advogados que ultrapassaram a marca dos 50 anos de carreira - a oito colegas da região.


"Esta é uma inauguração importante, porque, com a sala, tentamos reduzir a demora nos processos previdenciários", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.



"A facilitação da realização da perícia contribuirá para atender à advocacia e ao cidadão e para fazer com que o princípio da duração razoável do processo seja efetivamente cumprido".

Fruto de uma bem-sucedida parceria institucional da OABRJ com a Justiça Federal e nos moldes do que já ocorre em outras subseções, o espaço vai levar a Pádua benefícios como a economia de tempo e dinheiro aos colegas e às partes que antes precisariam viajar até o posto judiciário mais próximo; e mais celeridade nos processos previdenciários. Aspectos que ganham ainda mais relevância quando se leva em conta que as partes dos processos previdenciários são, em maioria, pessoas hipossuficientes. No caso de Pádua, a nova sala vai livrar as partes da necessidade de se deslocarem por 75 quilômetros até Itaperuna para as perícias previdenciárias.


"Trata-se de um facilitador para a sociedade e um ganho para a advocacia. Já temos salas em Maricá e Campo Grande e já estamos com o processo bastante avançado em São Fidélis e Magé. Pretendemos levar essas salas a todas as localidades distantes para que perícias possam ser realizadas perto dos advogados e de seus clientes", contou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.



"Foi uma tarde muito especial, na qual eternizamos o nome de um grande amigo batizando a nova sala de perícias com seu nome", afirmou a presidente da OAB/Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier.  "Além disso, tivemos a chance de homenagear advogados que abriram a porta para a advocacia no interior. Se hoje temos a advocacia que temos aqui na região, com certeza devemos muito a todos esses advogados".

Familiares do ex-presidente estiveram presentes na inauguração e destacaram a memória do advogado que batiza o espaço.

"É muito gratificante poder saber que meu pai, depois de anos de advocacia, teve seu trabalho eternizado na subseção, e fico muito orgulhoso de carregar seu sobrenome por toda a minha vida", afirmou Inácio Oliveira, um dos filhos de Maurício Oliveira Pinto.

Irmão de Inácio, o advogado Igor Oliveira também destacou a homenagem a seu pai. 

"Foi uma linda homenagem e pude perceber a marca que meu pai deixou no coração dos advogados paduanos", afirmou. "Meu pai foi um advogado militante por mais de 40 anos e contribuiu muito para a comarca, além de ter atuado como vereador. Fico muito feliz e emocionado com essa homenagem, e por fazer parte de sua história, já que ele sempre incentivou que eu o seguisse na advocacia".


Subseções prestam homenagens a advogados veteranos


A presidente da OAB/Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier, comandou - ao lado de Luciano e Basilio - a entrega das medalhas. Outros presidentes, como Túlio Fiori (OAB/Bom Jesus do Itabapoana), Gleisson Gil (OAB/São Fidélis), Andréia Pereira (OAB/São Gonçalo); Fernanda Chaves (OAB/Cambuci) e Arthur Rodrigues (OAB/Itaperuna), também compareceram. 

O presidente da OAB/Itaocara, Fernando Marron, foi o primeiro laureado e se emocionou com um vídeo com depoimentos de seus familiares.


"Sei que não sou merecedor de tamanha homenagem, mas sempre digo o sangue que corre não apenas nas minhas veias, mas na de todo advogado e advogada é do tipo OAB", afirmou Marron. "É muito gratificante fazer parte dessa enorme família".



Também receberam a medalha os advogados Acyr Nogueira, e os ex-presidentes da subseção de Pádua, Marco Aurélio Daher e Antônio Carlos da Silveira Larrúbia. Os advogados da OAB/Cambuci, Pedro Paulo de Tarso, Eliseu Macieira e Almir Pinto Azevedo também receberam a comenda. Assim como o advogado Eduardo Guimarães Pessoa, vinculado à OAB/São Fidélis.

"É importante sabermos de onde viemos para sabermos para onde vamos", afirmou Luciano. "Essa é a memória que guardamos no coração com essa homenagem a homens e mulheres que tanto lutaram pela advocacia do nosso estado".

Abrir WhatsApp