12/06/2024 - 17:05

OAB/Pavuna celebra dez anos da sede própria com café da manhã para advocacia

Renata Loback

Um café da manhã neste dia 12 de junho marcou o aniversário de dez anos de aquisição da sede da OAB/Pavuna. Criada em julho de 2011, a Subseção da Pavuna funcionava até 2014 em uma sala pequena no Fórum Regional. Para a presidente da Ordem local, Fátima Lira, a sede veio como uma confirmação da relevância da advocacia que milita na região. "Naquele momento, a Seccional entendeu a importância de padronizar os serviços oferecidos pela Ordem e instrumentalizar a advocacia de todas as partes do estado", pontuou.

De lá pra cá, a sede se modernizou para atender às demandas da advocacia. Em junho de 2021, já na gestão Luciano Bandeira e em reação à acelerada virtualização do Judiciário imposta pela pandemia, o espaço ganhou dois escritórios digitais e mais dois computadores na central de peticionamento - somando cinco equipamentos ao todo.

"Hoje é um dia muito feliz e estou emocionada ao celebrar nossa trajetória e o legado deixado pelo nosso eterno presidente Antônio Carlos Rocha Faria", enfatizou a presidente, homenageando o fundador da unidade da Ordem  falecido no final de 2016.

Responsável pela instalação da sede própria da Pavuna em junho de 2014, o ex-presidente da OABRJ, membro honorário vitalício do Conselho Federal da Ordem e atual secretário de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, participou da celebração desta quarta-feira.

"Ver esta sede viva, funcional e acolhendo as necessidades de advogadas e advogados após dez anos, mostra que a decisão que tomamos ao assumirmos a OABRJ foi um acerto. Naquela época, identificamos que 90% dos serviços oferecidos pela Ordem estavam no Centro do Rio de Janeiro. Era preciso pulverizar a estrutura oferecida à advocacia e acolher os colegas no seu espaço de trabalho, perto do fórum em que militam. Quando eu chego em uma sede de subseção e vejo esse espaço funcionando, com servidores treinados para atender a classe, vejo, também, a concretização de um trabalho pensado em conjunto. Cada dirigente de Ordem presente aqui contribuiu com uma pedrinha neste projeto", declarou Felipe.

Além da advocacia local e da Diretoria da OAB/Pavuna, participaram da comemoração a secretária-adjunta da Caarj, Julia Vera Santos, e os presidentes das subseções de São João de Meriti, Eduardo Sales, e de Belford Roxo, Abelardo Tenorio. Todos relembraram a luta do ex-presidente da Subseção da Pavuna Antônio Carlos Rocha Faria - que dá nome ao espaço - para a aquisição de um local digno para atender a classe.

Ao final da solenidade, a presidente da OAB/Pavuna entregou a Felipe Santa Cruz a Medalha Antônio Faria, maior honraria da subseção.