04/07/2024 - 13:22 | última atualização em 04/07/2024 - 15:52

Mais praticidade: agora é possível acessar recursos do Processo Administrativo Previdenciário pelo Portal da OABRJ

Ana Júlia Brandão

Em mais uma iniciativa para facilitar o dia a dia da advocacia, o Portal da OABRJ agora tem uma área exclusiva que reúne todos os serviços do Processo Administrativo Previdenciário (PAP), concentrando as ferramentas relacionadas ao sistema “INSS Digital” para agilizar as demandas de advogados e advogadas.

A plataforma “INSS Digital" surgiu de um acordo de cooperação técnica da Seccional com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), e serve para que a advocacia acesse e protocole diretamente requerimentos de benefício com rapidez e segurança.

Com o crescimento da pauta previdenciária nos últimos anos, muitos colegas passaram a optar por esta área do Direito. Pensando nisso, a nova página vai concentrar também cursos de capacitação gratuitos ministrados pela Comissão de Direito de Previdência Social Pública e Complementar da Seccional - em parceria com a Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ e com a Diretoria de Inclusão Digital da Seccional -, tutoriais de cadastramento, contatos das agências do INSS, normas interativas, link para página do Conselho Federal que publica as certidões de indisponibilidade e um e-book preparado pelo grupo.

Para visitar a página, clique aqui ou siga o caminho: Menu principal > Serviços > PAP | INSS Digital.

A presidente da Comissão de Direito de Previdência Social Pública e Complementar, Suzani Ferraro, afirmou que a unificação dos serviços em um mesmo local é fundamental para a atuação da advocacia.

“Por este link que estamos disponibilizando, o advogado ou advogada poderá encontrar todas as informações de cadastro na OABRJ necessárias para ingressar na plataforma, os dados sobre o portal de atendimento e conhecer os novos recursos, como protocolar diferentes benefícios de incapacidade, por exemplo”, explica Ferraro, reforçando a ideia de que, em breve, a comissão temática vai proporcionar cursos de capacitação nessas ferramentas.