28/02/2024 - 15:40 | última atualização em 29/02/2024 - 20:25

COMPARTILHE

‘Giro da Celeridade’ chega ao Norte Fluminense e constata urgência de investimentos estruturais no Fórum de São Fidélis

Clara Passi e Felipe Benjamin



Corredores sem climatização, falta de Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec)  e de local apto a receber uma sala da OABRJ. É essa a realidade que a comitiva da Comissão de Celeridade Processual (CCP) da OABRJ encontrou na diligência ao Fórum de São Fidélis, a primeira parada no “Giro da Celeridade” no Norte Fluminense, nesta quarta-feira, dia 28. 

Acompanhada do secretário-geral da Caarj, Mauro Pereira, a vice-presidente da OABRJ e presidente da CCP, Ana Tereza Basilio, foi recepcionada pelo presidente da subseção local, Gleisson Gil Silva. O grupo que visitou o fórum foi formado, ainda, pelo presidente da Comissão de Prerrogativas/Ética e Disciplina da subseção, Luís Francisco Gaudard, e pelo ex-presidente de São Fidélis, Rodrigo Stelet. 

“Embora o contingente de servidores seja razoável em comparação ao que se vê no restante do estado, precisamos de mais estagiários na 1ª Vara, na 2ª Vara, no distribuidor. Vamos levar este pleito ao corregedor do TJRJ, desembargador Marcus Henrique Pinto Basilio”, garantiu a presidente da CCP. 


"Não haver presença de um Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) em São Fidélis afronta a política do próprio TJRJ de investimento nas resoluções extrajudiciais de litígios. Levaremos este pleito ao presidente do Nupemec, desembargador César Cury. Ao desembargador Ricardo Carvalho, presidente do TJRJ, e  defenderei a necessidade de reforma das estruturas. O prédio é muito antigo. O tribunal fez reformas em várias localidades, está na hora de olhar para São Fidélis”. 



Silva disse que a advocacia local se ressente de não ter um ponto de apoio dentro das dependências da Justiça estadual e agradeceu o esforço da Comissão de Celeridade Processual.

“O colega que milita no local sofre com a precariedade do fórum. Além do calor nos corredores, há a falta de acessibilidade”. 

Em um encontro com a advocacia local na sede da subseção, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional, Tarciso Amorim, usou o lançamento da edição mais recente da cartilha produzida pelo grupo como gancho para um bate-papo sobre o tema. Os representantes da Seccional também entregaram a carteira a um novo advogado, Murilo Mattos Gaudard.


Sala de perícias previdenciárias facilita rotina da advocacia local


Um ponto de orgulho na fala dos presentes foi a instalação da sala dedicada a perícias previdenciárias na sede da subseção, em parceria com a Caarj e com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

“Quero parabenizar o presidente da subseção, que teve a sensibilidade de contemplar a área previdenciária, que é a que mais cresce. Antes, as perícias tinham que ser feitas em Campos dos Goytacazes, o que impunha à parte e ao advogado um deslocamento penoso. A facilitação das perícias favorece a celeridade do processo previdenciário”, pontuou Basilio.

Está com processo parado? Notifique a Comissão de Celeridade Processual pelo site: ccpoabrj.com.br

Abrir WhatsApp