05/03/2024 - 17:45 | última atualização em 05/03/2024 - 17:50

Evento incentiva a colaboração dos membros em prol do fortalecimento da OABRJ

Biah Santiago

A Comissão de Ciências Políticas e Economia (CCPE) da OABRJ realizou, na manhã desta terça-feira, dia 5, um encontro para afirmar a importância dos membros e colaboradores da OABRJ para o fortalecimento da entidade. É possível assistir ao evento na íntegra pelo canal da Seccional no YouTube.

“A OAB é uma instituição civil, uma das mais respeitadas neste país, que luta, não só pela advocacia, mas também pela sociedade, pelos direitos humanos e por tudo o que a civilização demorou para conquistar. São conquistas consagradas pela Constituição de 1988”, disse a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.

“As comissões são como braços da Seccional, e o fortalecimento da entidade passa, necessariamente, por estes grupos, que produzem conteúdos para a classe em nome da Ordem”.

O presidente da comissão, Caio Mirabelli, comandou o encontro. Para ele, é preciso difundir o conhecimento sobre conceitos básicos de política e economia.

“A nossa função é fazer o que o Estado deveria fazer, propagar e ensinar ciências políticas e econômicas. É uma matéria importante para o dia a dia da população, mas é pouco conhecida. Cito o aumento da inflação, a recessão e o crescimento econômico”, considerou Mirabelli.

Também compuseram a mesa a desembargadora aposentada e diretora de Igualdade Racial da OABRJ e de Mulheres da CCPE, Ivone Ferreira Caetano; o juiz federal e colaborar do grupo, Fabrício Fernandes de Castro; o advogado, professor e jornalista, Aildo Virginio Carolino; o colaborar da comissão, administrador e jornalista, Carlos Masello; e a secretária-geral da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OABRJ, Daniela Colla.

“A proposta deste evento é uma troca entre a OABRJ e seus colaboradores, pois, aqui, aprendemos na prática a atuar no sistema jurídico. Aqui, nós detemos o conhecimento específico e os recursos pertinentes”, observou Ivone Caetano.

“Quando cheguei ao tribunal, não tinha ninguém como eu, e precisei ser ‘abusada’ para ocupar o cargo. No meu retorno à Ordem, quis me dedicar às questões do segmento negro. Por isso, é importante que escutem os membros, pois eles têm muito a acrescentar nas comissões”.

O juiz federal Fabrício Fernandes reforçou a ideia de que as instituições só se constroem com a participação de colaboradores.

“O mundo é feito de pessoas,  que integram as instituições, que, por sua vez, oferecem meios qualificados de atuação. As organizações não vivem só de máquinas e de estrutura, pois cada indivíduo colabora plantando uma semente ou colocando tijolos para que a fundação fique mais forte e se construa algo positivo”.

O evento recebeu a palestra do médico e escritor reconhecido pelas práticas ligadas ao espiritismo Paulo Cesar Fructuoso. Além dele, colaboradores da comissão narraram suas experiências profissionais e compartilharam dicas de como atuar de forma coletiva.