27/01/2023

Edição 989 - 27 de janeiro de 2023
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube

OABRJ e Caarj lançam plano 'Advocacia sem LGBTfobia’

A OABRJ, por meio da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, com apoio da Caarj e parceria do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro, do Programa Rio sem LGBTIfobia e da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro, lançou nesta quinta-feira, dia 26, a campanha ‘Plano Advocacia sem LGBTfobia’ em evento realizado pela comissão. Com o tema ‘Visibilidade trans e políticas públicas’, o encontro discutiu os principais desafios para a efetivação de direitos da população LGBTQIA+.

OABRJ participa da cerimônia de posse da nova Diretoria do TRT1

A sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região foi palco, na quinta-feira, dia 26, da posse dos novos dirigentes da corte para o biênio 2023/2025. Presidente da Seccional, Luciano Bandeira desejou sucesso à nova gestão, destacando o apoio da Ordem à Justiça do Trabalho. "Nós, advogados e advogadas, sabemos que a Justiça trabalhista é indispensável para o equilíbrio das relações entre capital e trabalho no Brasil", enfatizou.

Relembre melhorias que facilitaram o cotidiano da advocacia

Promover melhorias para a rotina profissional da advocacia também foi um dos pilares da OABRJ em 2022. A classe teve seus dias facilitados com ações em favor de melhoriass, de forma efetiva, para que nenhum advogado e advogada ficasse sem suporte no exercício de suas funções. Relembre as parcerias,  novas funcionalidades tecnológicas e estrutura oferecida para facilitar o dia a dia da advocacia.

Caarj anuncia retorno da série de oficinas ‘Advocacia sem machismo’

A presidente da Caarj, Marisa Gaudio, reuniu-se com representantes da entidade e da OABRJ para preparar a volta da série de oficinas gratuitas “Advocacia sem machismo", alusiva à campanha de mesmo nome iniciada em 2022. O retorno presencial das aulas será a partir do dia 1º de fevereiro, com o tema ‘Legítima defesa da honra e o caso Doca Street’. As oficinas acontecem na sede da Ordem e são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Além de contabilizar horas de estágio, quem assistir a 70% das palestras também receberá um certificado.

Canal da OABRJ no YouTube está de volta!

Com mais de 29 mil inscritos, o canal encontra-se em processo de recuperação e atualização de todo o acervo, após um ciberataque sofrido no início de janeiro. Não se esqueça: o único canal oficial da Ordem é o @OABRJOFICIAL.

OABRJ participou de homenagens a Moïse Kabagambe

O primeiro ano do assassinato do imigrante congolês Moïse Kabagambe foi marcado por evento no calçadão da Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde funcionava o quiosque Tropicália, no qual o jovem de 24 anos trabalhava e foi brutalmente espancado até à morte em janeiro de 2022. Organizadores da homenagem, familiares e amigos do imigrante congolês se queixaram da morosidade da Justiça, além de deixarem flores e velas em frente a um retrato de Moïse colocado na entrada da praia. Entre eles, os representantes da OABRJ, Rodrigo Mondego e Leonardo Guedes, procuradores da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Seccional.

Comissão explica como evitar transtornos na hora de viajar

Viajar é sempre um momento de felicidade e expectativa, seja sozinho ou com toda a família. Entretanto, alguns motivos externos podem causar estresse. A OABRJ, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, sinaliza ao consumidor certas medidas que podem evitar tais dificuldades. Veja aqui.

Artigo: Os 100 anos da Previdência Social no Brasil

Presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro marcou o centenário da sanção da Lei Eloy Chaves, considerada o marco da Previdência Social no país, com artigo sobre o tema. Conheça no texto a trajetória deste direito que hoje ampara, auxilia, retribui, reconhece e protege mais de 100 milhões de cidadãos, e é considerado um dos maiores distribuidores de renda do país desembolsando cerca de R$ 16 bilhões no pagamento de 37 milhões de benefícios, como aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários.

Parceria entre OABRJ e Universidade de Coimbra oferece novos cursos

A bem sucedida parceria entre a OABRJ e a Universidade de Coimbra segue dando frutos e três novos cursos certificados pela instituição portuguesa estão disponíveis para advogados e advogadas. As turmas de especialização - focadas em Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Direito das Novas Famílias - serão online; ministradas e certificadas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e coordenadas pela Dialética Educação. Inscreva-se aqui.

OAB-RJ

OAB/Digital