30/04/2021

Edição 853 - 30 de abril de 2021
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube

OABRJ e Caarj entregam à advocacia 17 escritórios digitais no Centro

A OABRJ e a Caarj seguem trabalhando para oferecer apoio e melhores condições de trabalho aos colegas durante a pandemia. Pensando nisso, foi inaugurada nesta quinta-feira, 29, mais uma central com escritórios digitais - salas preparadas para audiências virtuais - no Centro do Rio de Janeiro. Localizada no clássico Edifício Rodolpho De Paoli, na Avenida Nilo Peçanha, a nova Central de Escritórios Digitais da Ordem simboliza mais um passo da meta da gestão Luciano Bandeira de chegar à marca de 450 escritórios inaugurados em todo o estado até o fim do atual mandato. Saiba como agendar um horário.

Em reunião no TRT1, OABRJ garante digitalização de processos físicos

Em reunião com a Diretoria do TRT1, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, tratou da renovação do convênio que prevê a digitalização dos processos físicos. O encontro foi acompanhado por outros representantes da advocacia, entre eles o presidente da Caarj, Ricardo Menezes. Veja como foi.

Curso “Navegando no Novo Portal do TJRJ” está com inscrições abertas

A Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ abriu quatro turmas do curso na próxima semana para ajudar os colegas a se adaptarem à nova plataforma de serviços do tribunal. O Novo Portal e o atual operam simultaneamente apenas até 17 de maio, o que torna urgente a capacitação da advocacia.

Direito da advocacia: Penitenciárias do Rio terão salas de Estado Maior

O Estado do Rio de Janeiro terá, a partir de agora, dois anos para implementar em seu sistema penitenciário ao menos duas salas de Estado Maior em cada unidade. Publicada no último dia 23, a Lei 9.252/2021 prevê a adequação das penitenciárias do estado a uma prerrogativa antiga da classe, garantida pelo Estatuto da Advocacia: advogados e advogadas só podem ser detidos, antes de sentença transitada em julgado, em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas. De autoria do deputado Bruno Dauaire (PSC), o projeto foi elogiado pelo presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. Ex-presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano destaca a importância da compreensão e do respeito aos direitos profissionais da advocacia.

Parlatório no Presídio Evaristo de Moraes ficará fechado para reformas

A parceria da OABRJ, por meio de sua Comissão de Prerrogativas, com a Seap continua com força total. Por conta disso, as obras para a inauguração de um novo parlatório causarão um transtorno temporário aos advogados e advogadas que atendem clientes detidos no Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão. Da próxima segunda-feira, dia 3 de maio, até a sexta-feira da semana que vem, dia 7, o espaço ficará fechado para reformas. O atendimento da advocacia não será paralisado. Como solução para este período excepcional, a OABRJ conseguiu, junto à diretoria do presídio, a reserva de uma sala para colegas que precisem falar com presos. No entanto, no espaço só será possível a entrada de um advogado ou advogada por vez.

Presidente da Caarj participa da campanha “Vacina é direito”

Chegou a vez de o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, participar da campanha “Vacina é direito”, iniciativa da entidade em parceria com a OABRJ (por meio do Observatório da Covid-19) para estimular os advogados e advogadas a se imunizarem contra a Covid assim que o Plano Nacional de Imunizações permitir. Aos 62 anos, Ricardo recebeu - com alívio - a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca no dia 24.

Ação da Ordem/Caarj em prol da vacinação é tema do #OABRJDebate

A campanha “Vacina é Direito” motivou uma conversa ampla sobre a pandemia na última edição do programa de entrevistas '#OABRJDebate'. Os convidados foram o membro do Observatório da Covid da OABRJ Marcos Luiz Souza e a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Guimarães de Noronha, que explicou, entre outros pontos, a importância de se tomar a segunda dose.

OAB reabriu inscrições para o XXXII Exame de Ordem

Desde o dia 28 de abril, os interessados podem inscrever-se para a 1ª fase do XXXII Exame de Ordem Unificado. A prova, que foi adiada por conta da pandemia de Covid-19, será aplicada no dia 13 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site da FGV até as 17h do dia 2 de maio, observado o horário oficial de Brasília.

OAB-RJ

OAB/Digital