26/05/2023

Edição 1005 - 26 de maio de 2023



OAB-RJ
Edição 1005 - 26 de maio de 2023
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube


OABRJ inaugura nova sala em Barra de São João

A advocacia de Barra de São João, distrito do município de Casimiro de Abreu, celebrou a inauguração de uma nova sala da OABRJ, localizada no prédio da prefeitura casimirense. Equipadas com computadores, as instalações oferecem serviços de fotocópia, impressão e digitalização à advogada e advogado, que também poderão utilizar o escritório digital para peticionamento.

O novo espaço visa atender a advocacia da cidade e de municípios vizinhos, como Rio das Ostras e Cabo Frio. A cerimônica de inauguração, que ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 1º, foi marcada por falas que exaltaram o desenvolvimento da subseção. Veja como foi.



Caarj inicia Campanha Anual de Vacinação Contra a Gripe

A Campanha Anual de Vacinação contra a Gripe, realizada pela Caarj em parceria com a OABRJ, começou nesta sexta-feira, dia 2, em várias subseções do estado. Voltada para advogadas, advogados, estagiários e estagiárias de Direito, a ação pretende alcançar gratuitamente toda a classe. Em 2023, a iniciativa foi estruturada por meio de uma parceria inédita com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria de Saúde. Verifique o calendário das subseções.


Caixa de Assistência promove campanha Calor Humano 2023

A Caarj e a OABRJ lançaram, na última terça-feira, dia 30, a 8ª edição da campanha Calor Humano, convocando a advocacia para participar deste ato de solidariedade. O projeto visa dar assistência à população que está em situação de vulnerabilidade social com a arrecadação de roupas, cobertores e agasalhos. As doações podem ser realizadas na sede da Seccional e em algumas subseções. Veja a lista dos pontos de coleta.





Ordem libera versão digital do livro sobre Carolina Maria de Jesus

Editado pela OABRJ, o livro ‘Trazendo Carolina Maria de Jesus para o Direito’ ganhou sua versão digital na quarta-feira, dia 31. Composto por artigos de advogadas negras e coordenado pela secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos, a obra provoca uma reflexão sob a ótica do Direito sobre garantias e cidadania. Os temas foram pinçados do universo da da escritora, compositora e poetisa. Acesse a versão digital do livro na aba 'Publicações' do menu principal do Portal da OABRJ.



Curso de Certificação Profissional ficará disponível online

A 12ª edição do Curso de Certificação Profissional, promovida pela Comissão de Mentoria da OABRJ e transmitida ao vivo pelo seu canal no YouTube, chegou ao fim na sexta-feira, dia 2, com a participação da vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio - idealizadora do projeto de Mentoria, iniciativa que deu origem à comissão. Os cinco dias de aula foram sucesso de público, com mais de 900 inscritos e média de 400 participantes por dia. Veja como assistir.



Caarj doa maca para realização de perícias judiciais em subseções

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro doou uma maca para perícias judiciais à OAB/Santo Antônio de Pádua, na terça-feira, dia 30. A ação faz parte de um convênio entre a Ordem e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região que ampliou os postos de perícias judiciais ao permitir que sejam realizadas nas sedes das subseções. Presidente da Caarj, Marisa Gaudio explicou que antes de Santo Antônio de Pádua, a Subseção de São Fidelis já havia recebido a doação do equipamento. 



OABRJ participa de congresso promovido pelo Procon

A Seccional marcou presença no primeiro Congresso das Relações de Consumo (Riocon), organizado pelo Procon Carioca. Presidente da OABRJ, Luciano Bandeira participou da cerimônia de abertura, na Barra da Tijuca, e destacou a importância do evento para o Rio de Janeiro. A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, e o presidente e os integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem, Tarciso Amorim, José Agripino Oliveira e Thiago Loyola, também  participaram dos debates.  Veja o que foi abordado.



Conselho desagrava advogado desrespeitado em penitenciária

O Conselho Pleno da OABRJ promoveu, durante sua 21ª Sessão Ordinária, um ato de desagravo por unanimidade ao advogado Alan Felipe de Oliveira Chagas, que teve sua prerrogativa violada por servidor da Cadeia Pública de Resende ao tentar ingressar na unidade prisional a fim de reunir-se com seu cliente, em novembro de 2020. Membros do conselho repudiaram o ocorrido e se solidarizaram com a história do colega. 



Relembre os eventos que passaram pela OABRJ nesta semana

A semana começou com a Comissão de Eventos Esportivos promovendo um debate sobre os impactos da regulamentação das apostas esportivas para o mercado do desporto. Na terça, dia 30, especialistas no ramo de seguros avaliaram os impactos do PLC 29/2017 para o setor. A quarta-feira, 31, foi marcada por vários eventos. Dentre eles, a IV Reunião da Comissão de Investigação Defensiva, a discussão em torno da reparação histórica do Plano Condor e a tradicional visita guiada da Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ. Por fim, na sexta-feira, dia 2 de junho, a OABRJ analisou os desafios do eSocial para órgãos públicos. Fique por dentro dos próximos temas que serão tratados na OABRJ no painel de Eventos do portal.



OAB-RJ

OAB/Digital

Abrir WhatsApp