08/02/2022 - 16:33 | última atualização em 10/02/2022 - 11:56

COMPARTILHE

Atualização em Teoria Geral de Direito Civil - aulas online ao vivo e gravadas

Realização: Escola Superior de Advocacia - ESA

Aulas online ao vivo e gravadas
Dias 21, 23, 28 e 30 de março e 4, 6, 11, 13, 18, 20, 27 de abril e 2 de maio de 2022
Segundas e quartas-feiras – das 18h30 às 20h
Coordenadores(as)
Marcelo Dickstein - coordenador de Direito Civil da ESA OABRJ
Beatriz Capanema - coordenadora adjunta de Direito Civil da ESA OABR
Professores(as)
Antonio dos Reis Pereira da Silva Junior, Beatriz Capanema, Camila Melchior, Danielle Bouças, Danielle Tavares Peçanha, Marcos Souza, Rachel Saab, Rafael Mansur, Roberta Leite, Sergio Negri, Victor Willcox.
Objetivo do curso
Proporcionar ao aluno a compreensão dos os alicerces dogmáticos essenciais a todos os ramos do Direito e discutir assuntos de relevância geral, como fontes do direito, ordenamento jurídico, relações jurídicas, pessoa, personalidade, capacidade, bens, negócio jurídico, ato ilícito, prescrição e decadência
Área do Direito
Direito Civi
A quem o curso se destina (público-alvo)
Advogados e Estudantes de Direito

Programação

21/03 - Introdução ao Direito Civil Constitucional
Professora Beatriz Capanema - Doutoranda e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora adjunta de Direito Civil da Escola Superior da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (ESA-RJ). Administradora do perfil @direitocivilporelas no Instagram. Professora do Instituto de Direito da PUC-Rio. Advogada do Escritório Galdino & Coelho Advogados.

23/03 - Relações jurídicas: direito subjetivo, direito potestativo, nascimento, modificação e extinção de relações jurídicas subjetivas
Professor Rafael Mansur - Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pesquisador da Clínica de Responsabilidade Civil da UERJ (UERJ resp). Advogado

28/03 - Personalidade e Capacidade: início e fim da personalidade da pessoa física, capacidade, incapacidade, emancipação
Professor Gabriel Schulman - Doutor em Direito pela UERJ. Mestre e Bacharel em Direito pela UFPR. Especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra. Advogado Sócio de Trajano Neto e Paciornik Advogados. Árbitro. Coordena a Pós-Graduação em Direito Imobiliário da Universidade Positivo.

30/03 - Pessoa Jurídica e desconsideração da personalidade jurídica
Professora Danielle Bouças - Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), pós graduada em Direito Processual Civil pela Cândido Mendes (2015) e pós graduada em Direito Civil Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Professora de do Curso de Pós-Graduação do Instituto de Direito da PUC-Rio e do Curso Popular Defensoria.

04/04 - Personalidade e inteligência artificial Data
Professor Sergio Negri - Graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Especialização em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino - Itália, Mestrado e Doutorado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Estrito Senso em Direito e Inovação da Faculdade de Direito da UFJF.

06/04 - Direitos da Personalidade
Professora - Roberta Leite - Doutoranda e Mestre em Direito Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autora do livro “Dano moral na infidelidade conjugal”. Advogada.

11/04 - Bens jurídicos
Professora Danielle Tavares Peçanha - Mestranda em Direito Civil na UERJ. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora e Advogada do escritório Gustavo Tepedino Advogados. Membro Colaborador do Corpo Editorial do periódico do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

13/04 - Negócio jurídico e elementos acidentais: condição, termo e encargo
Professor Victor Willcox - Doutorando e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procurador do Município do Rio de Janeiro (PGM-RJ). Advogado do Escritório Raphael Miranda Advogados.

18/04 - Defeitos do negócio jurídico: erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores
Professor - Marcos Souza Qualificação: Doutorando e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assessor no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

20/04 - Invalidade do negócio jurídico
Professor Antonio dos Reis Pereira da Silva Junior - Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da UERJ. Professor de Direito Civil no IBMEC-RJ e na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professor de Direito Civil nos programas de pós-graduação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor Adjunto do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC).

27/04 - Prescrição e decadência
Professora Rachel Saab - Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Associada no Veirano Advogados.

02/05 - Ato ilícito e o abuso do direito
Professora Camila Melchior - Mestranda em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Advogada do escritório Gustavo Tepedino Advogados.

Data e hora

21/03/2022 18h30 às 20h

Data de término

02/05/2022

Local

Portal do aluno do site da ESA

Carga Horária

18h

Valor

R$ 474, pgto até 6x – até dia 19/03 o valor será de R$ 294

Mais informações

(21) 3828-0192 / [email protected]

Inscreva-se

Abrir WhatsApp