23/09/2024 - 14:08

COMPARTILHE

OABRJ decreta luto oficial pela morte do presidente da OAB/Itaocara, Fernando Marron

Advogado liderava a subseção do Noroeste do estado por 18 anos ininterruptos; velório e sepultamento serão na terça-feira

Mariana Reduzino






A Ordem dos Advogados do Brasil perdeu na manhã desta segunda-feira, dia 23, uma grande liderança da advocacia do interior, o presidente da OAB/Itaocara, Fernando José Marron da Rocha, que ocupava o posto desde 2006, ininterruptamente. Marron tinha 79 anos e estava internado há cerca de um mês por causa de um câncer. O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, decretou luto oficial de três dias.

Em maio deste ano, Marrom recebeu das mãos de Luciano uma das comendas mais prestigiosas da advocacia fluminense, a Medalha Sobral Pinto, entregue a quem ultrapassou a marca de meio século de atividade profissional. Marrom não era apenas um nome querido da advocacia local, mas também uma personalidade marcante na vida pública de Itaocara: foi vereador, membro da Academia de Letras local e vice-presidente e tesoureiro do asilo municipal. Era mestre maçom, um dos cargos mais altos na Maçonaria, e membro fundador do Campestre Clube e Iate Clube.


"Amigo, leal, carinhoso, brincalhão, especial, um grande ser humano e uma referência de liderança. É assim que Marrom era reconhecido por outros presidentes de subseção e pelos colegas de profissão", conta o presidente do Departamento de Apoio às Subseções, Ricardo Menezes. 



"Marrom dedicou sua vida à advocacia, sempre pautado pela ética, pela justiça e pela defesa intransigente dos direitos e prerrogativas dos advogados e advogadas. Sua visão não se limitava apenas ao exercício técnico da profissão, mas se estendia à promoção do papel do advogado como instrumento de cidadania, como agente transformador da sociedade", diz a presidente da OAB/Cambuci, Fernanda Chaves. 

"É uma perda significativa para comunidade jurídica, para a própria OABRJ, para toda sociedade itaocarense e para nós, amigos que tanto o amamos e o admiramos. Seu comprometimento com a advocacia é o legado que deixa para seus colegas e para toda sociedade. A perda desse líder, que nos deixou de forma tão inesperada e dolorosa, deixa um vazio imenso em nossas vidas. Ele sempre soube que a nossa função, como advogados, vai além dos tribunais. Somos defensores da liberdade, da democracia e da justiça social”, lamentou. 

Marron deixa a mulher, Sandra Maria Caldeira da Rocha, e dois filhos, Sandro Cadeira da Rocha e Felipe Caldeira da Rocha. 

O velório será amanhã, terça-feira, dia 24, às 10h, no Templo da Loja Maçônica (Rua Lauro Sodré IV), em Itaocara. Haverá uma sessão de pompas fúnebres às 16h e o sepultamento está previsto para às 17h, no cemitério do município.

Abrir WhatsApp