Notícias
13/11/2017 – 12h55 | última atualização em 13/11/2017 – 13h22

Seccional sedia debate sobre governança na internet

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 13, um encontro preliminar para debater alguns dos assuntos que serão tratados no Fórum da Internet do Brasil, evento promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e que terá sua sétima edição no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17 de novembro.

A secretária-adjunta da OAB/RJ e presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da Seccional, Ana Amelia Menna Barreto, lembrou que a comissão vem realizando desde o começo do ano, mensalmente, reuniões para debater temas relacionados à sociedade digital. “É nossa missão promover a inclusão digital para os advogados”, disse.

Renata Aquino Ribeiro, representante da Assembleia de Usuários Não Comerciais (NCUC, na sigla em inglês) da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês), explicou como se dará o andamento do encontro. “Será um momento de estudo de documentos da ICANN, das Nações Unidas, documentos que estão abertos para nossos comentários. Esses documentos vão determinar o futuro da Internet. É interessante que esse tema esteja sendo debatido aqui na OAB, é um marco para os cidadãos e representa uma grande mudança. Usaremos a hashtag #preforumbr para marcar os debates”, disse.

O criador do curso Governance Primer, Mark Datysgeld, fez uma introdução sobre o tema e falou sobre a criação da internet. O curso é uma iniciativa gratuita de ensino de Governança da Internet na América Latina.
“A internet nada mais é que uma rede composta de outras redes que são unidas por meio de padrões. Todas as redes conversam pelo protocolo TCP/IP, que dita para as máquinas conectadas de qual maneira elas devem se comunicar. Todos as máquinas conectadas têm um número de IP, inclusive os celulares. A Internet não tem um organismo central de controle, seguindo o modelo multistakeholder, em que múltiplos atores, como governos, comunidade técnica, academia, entidades de classe e sociedade civil compartilham a governança, com debates ininterruptos, que acontecem tanto online quanto presencialmente”, explicou.
 
O debate continua durante a tarde desta segunda-feira na Sala 3 da ESA, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 2º andar.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)