Notícias
11/08/2017 – 00h03 | última atualização em 21/08/2017 – 12h37

Capacitar o advogado para que ele tenha força

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Arte: Raphael Carneiro   |   Clique para ampliar
Em uma profissão que exige aprimoramento e atualização contínua, em um cenário de transição do físico para o digital e no qual os temas do Direito passam por mudanças e ganham novas interpretações e ramificações, o advogado tem a seu alcance uma rede de capacitação disponibilizada pela OAB/RJ.

Seja através da estrutura do projeto OAB Século 21, como pelos cursos, palestras e eventos realizados pela Seccional, caravanas para explicar ao advogado as mudanças trazidas pelo novo Código de Processo Civil, entre outras iniciativas, a OAB/RJ oferece aos colegas meios para que eles possam seguir mais fortes frente às novas exigências.

“Sabemos que os advogados e advogadas precisam estar em constante aprimoramento técnico para atender as novas demandas impostas pelo mercado”, frisa o coordenador das comissões da Seccional, Fábio Nogueira, que, na função, focou em aproveitá-las de forma que elas pudessem atuar ainda mais para a capacitação dos colegas, estimulando a realização de palestras e seminários gratuitos, em que são abordados temas dos mais variados, sempre com a presença de especialistas no assunto.

“Quando o presidente Felipe Santa Cruz assumiu a presidência da Seccional, tínhamos 53 comissões temáticas. Hoje temos 102 e a forte atuação delas na discussão de temas de grande relevância para a advocacia e na própria atualização dos advogados pode ser facilmente comprovada pelos números de eventos: mais de 2.200 ao longo das duas gestões”, completa ele, lembrando também a interação das comissões com a Escola Superior de Advocacia, para oferecer cursos mais complexos, com a supervisão de um especialista nos temas abordados, a preços muito inferiores aos praticados no mercado.

Essa parceria possibilitou a ampliação do leque de cursos oferecidos pela escola, que só este ano já realizou mais de 50 e tem mais de vinte programados para os próximos meses.

E, na caminhada tortuosa rumo ao processo eletrônico, os colegas podem contar com a Ordem desde o início, com o premiado projeto de inclusão digital da Seccional. Iniciado ainda em 2007, o trabalho de capacitação da OAB/RJ se tornou referência no país e recebeu menção honrosa na 10ª edição do Prêmio Innovare, em 2013. Em 2015, foi criada a Escola de Inclusão Digital, um marco no programa, que permitiu aprimorar ainda mais as aulas sobre os sistemas utilizados nos tribunais, sobre programas e informática básica.

De sua inauguração até julho deste ano, já foram realizados 210 edições de cursos na escola, com um total de 4200 inscritos. A diretora de Inclusão Digital da Seccional- que coordena o programa desde sua criação - Ana Amélia Menna Barreto, explica que o trabalho foi sendo desenvolvido a medida em que se percebia a demanda dos colegas, em um esforço contínuo da diretoria em parceria com a Comissão de Direito e Tecnologia da Informação.

Atualmente, o foco da Escola é ampliar esse trabalho para os advogados do interior – que já têm acesso às aulas realizadas na sede da Seccional com as videoaulas disponibilizadas no site da OAB/RJ -, oferecendo transporte para eles possam passar um dia no local, que conta com 70 computadores e laboratório de informática planejado especialmente para os cursos. “O advogado do interior já podia ver as aulas realizadas aqui porque sempre foi uma preocupação nossa fazer o maior número possível de cursos com transmissão online. Mas nada substitui a prática. É por isso que esse laboratório existe, para o advogado testar na hora e tirar sua dúvida com o professor e ampliar esse alcance é nossa nova meta”, afirma ela.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)