Notícias
27/07/2017 – 14h00 | última atualização em 27/07/2017 – 14h20

Vassouras é primeira parada da Caravana de Prerrogativas nesta quinta-feira

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A Caravana de Prerrogativas da Seccional retomou, nesta quinta-feira, dia 27, as visitas às subseções do interior do estado. A primeira parada do dia foi em Vassouras, onde dezenas de advogados lotaram a sede da subseção para debater questões referentes ao cotidiano da advocacia. A presidente da OAB/Vassouras, Vivian Machado, classificou como fundamental a atenção dada às unidades fora da capital. "A nossa participação tem que ser valorizada", disse. 
 
O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, reafirmou a importância de reforçar a defesa dos direitos da advocacia no interior do estado. "Para a atual diretoria da Ordem, não existe diferença entre subseção grande, pequena, perto ou longe. Onde há um advogado, a ordem procura atuar. A exemplo do que fez o presidente Felipe Santa Cruz com o projeto OAB Século 21, estamos percorrendo todas as unidades da Ordem ministrando nosso curso de prerrogativas", destacou, logo após fazer a entrega de carteiras a dois novos advogados do município. 
 
Ele detalhou a campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania, que é planejada em três eixos: estrutura, efetividade e valorização da classe. 
 
Em relação a estrutura, Luciano citou a criação de uma procuradoria exclusiva para cuidar das prerrogativas e o aplicativo para celulares que possibilita denúncias no exato momento em que ocorrem as violações. A efetividade foi exemplificada por meio do plantão 24 horas e pelo significativo aumento do número de delegados atuando na comissão. 
 
Ao falar sobre a valorização da advocacia, Luciano defendeu a união dos colegas como a melhor forma de efetivar as prerrogativas. "É importante para que a sociedade volte a ter a visão que um dia já teve de nossa classe, que entendam a importância que tivemos em diversos momentos históricos de nosso país. O magistrado, o delegado, o procurador, todos fazem parte da sociedade, então naturalmente passarão a nos respeitar mais" disse. 
 
A necessidade de igualdade entre colegas também foi salientada por ele ao lembrar que, atualmente, 50% dos inscritos na Ordem são mulheres. Este número se reflete de forma prática na nova edição da cartilha de prerrogativas da Seccional, a ser lançada em agosto. A publicação trará um capítulo exclusivo sobre os direitos da mulher advogada. 
 
Compondo a mesa do encontro, a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, destacou recentes direitos conquistados. "Preferência para mulheres grávidas e em fase de amamentação, por exemplo, são importantes mudanças". 
 
Participaram do evento, ainda, os presidentes das subseções de Mendes, Paulo Afonso Loyola; de Campo Grande, Mauro Pereira; e da Leopoldina, Talita Menezes; além do vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, e do procurador da Comissão de Prerrogativas Luan Cordeiro. 
 
A Caravana das Prerrogativas segue ainda hoje para Paraíba do Sul e Três Rios. 
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)