Notícias
26/07/2017 – 12h49 | última atualização em 26/07/2017 – 15h01

Caravana das Prerrogativas começa semana pela OAB/Mendes

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Há mais de nove anos sem juiz titular, Mendes foi o ponto de partida da Caravana das Prerrogativas da Seccional nesta semana. Em visita realizada nesta quarta-feira, dia 26, o tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, ministrou palestra explicando as ações tomadas no sentido de proteger o advogado durante seu exercício profissional. O presidente da subseção local, Paulo Afonso Loyola, elogiou a presença dos advogados da região. "É bom ver nosso auditório cheio, é um claro sinal de que o assunto desperta o interesse de todos", disse.
 
Durante o encontro, a campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania foi detalhada e a reestuturação da comissão, promovida em 2016, destacada como fundamental para os bons resultados obtidos até agora. "É um trabalho contínuo, que não tem fim. Sempre que houver uma violação, estaremos presentes para defender o colega", afirmou Luciano, lembrando que a OAB/RJ já dispõe de 212 pontos de atendimento aos advogados, número maior do que o do Governo do Estado oferece aos cidadãos.
 
Luciano lembrou que a caravana tem o intuito de trabalhar um programa de valorização da advocacia. "Precisamos de advogados respeitados pela sociedade e considerados pelo Judiciário. A advocacia, que teve papel fundamental na luta pela redemocratização e, em diversos momentos, na formação de nossa nação, tem que ter seu reconhecimento", pediu.
 
Além da campanha e da parte estrutural, o aplicativo para celular que permite denúncias sobre violações de prerrogativas foi elogiado e apresentado aos advogados.
 
Ações pontuais, contudo, não são suficientes para garantir a efetivação dos direitos da advocacia, segundo Luciano.  Ele defendeu a união como a maior arma contra o desrespeito aos colegas. Como exemplo, citou a manifestação promovida no fim de 2016, em frente ao Tribunal de Justiça, quando mais de 2 mil advogados se reuniram pela defesa das prerrogativas.
 
Outro ponto salientado foi a necessidade de equilíbrio entre gêneros na profissão. "As mulheres já são 50% de nossa categoria, é preciso que essa representatividade se traduza em advogadas ocupando postos de decisão, sentando à mesa em igualdade", sublinhou, elogiando a presença na caravana da presidente da comissao OAB Mulher, Marisa Gaudio.
 
Após a explanação de Luciano, os colegas debateram questões locais e tiraram dúvidas em relação às ações da comissão. O presidente da OAB/Campo Grande, Mauro Pereira, representando os presidentes de todas as subseções, e o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, também compareceram ao encontro.
Anda nesta quarta-feira, a Caravana das Prerrogativas segue para Miguel Pereira e, depois, passa por Paracambi.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)