Notícias
20/04/2017 – 16h36 | última atualização em 24/04/2017 – 12h51

Programa da Caarj de prevenção ao alcoolismo tem inscrições até dia 3

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Foto: Caarj   |   Clique para ampliar
O programa Dose de Apoio, idealizado pela Caarj, em parceria com as comissões de Políticas sobre Drogas da Seccional e da Subseção da Barra da Tijuca, chega à sua segunda edição buscando expandir e consolidar sua atuação. O projeto consiste em um programa de prevenção ao alcoolismo, que oferece um curso de capacitação e formação de conselheiros em dependência química a advogados, familiares e estagiários do Direito, prestando informações e treinamento para que atuem como agentes multiplicadores de atendimentos por todas as subseções do Rio de Janeiro.
 
O lançamento da nova etapa do Dose de Apoio aconteceu na última segunda-feira, dia 17, no plenário da Caarj, e as inscrições para o novo curso vão até o dia 3 de maio, pelos telefones (21) 2277-2314 ou (21) 2277-2372. "Quando apostamos neste curso não imaginávamos a amplitude que teria. Já tínhamos a parceria com as comissões, o que nos garantia excelente qualidade técnica, mas realmente a resposta dos participantes superou nossas expectativas", afirmou o presidente da Caarj, Marcello Oliveira.
 
Também presente, o presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB/RJ, Wanderley Rebello, abordou a gravidade do problema e fez um breve relato sobre suas experiências com dependentes químicos. "Meu envolvimento com o mundo das drogas nunca foi como usuario, mas começou quando entrei na faculdade e comecei a ver meus amigos serem presos. Defendi todos eles. Hoje, defendo seus filhos, seus netos, a coisa não tem fim. Nosso trabalho, portanto, não terá fim. Temos como objetivo diminuir os problemas que as drogas trazem", disse.
 
Durante a cerimônia, foram certificadas as subseções de São Gonçalo, Leopoldina, Duque de Caxias, Bangu e Mendes, que enviaram participantes para a primeira edição do curso. Os presidentes da OAB/São Gonçalo, Eliano Enzo, e da OAB/Leopoldina, Talita Menezes, participaram do evento.
 
Marcello lembrou que o momento de crise por que passa o estado é um fator que pode acentuar ou até mesmo dar início a problemas com álcool. Ele destacou a troca entre os participantes do curso como fundamental para o sucesso obtido. "Vivemos um momento onde diversos colegas, infelizmente, estão fechando as portas de seus escritórios. Estamos falando de uma questão que atinge a todos, mas muitas vezes o advogado autônomo, que não tem o suporte de uma empresa, fica mais vulnerável. Diversas pessoas não percebem ter o problema, mesmo que, em alguns casos, já faça da bebida uma solução para seus problemas. Além do conhecimento, as conversas entre os participantes passam uma melhor noção do que acontece", explicou.
 
No primeiro curso foram formados 52 conselheiros, entre advogados e outros profissionais. Os alunos integraram, ainda, o bloco de carnaval “Alegria sem Ressaca”. Na edição atual, a intenção aprimorar a assessoria técnica às subseções para realizar um mapeamento das redes locais de atendimento a dependentes químicos, além de investir na capacitação continuada das comissões de políticas sobre drogas e realização de reuniões periódicas com as redes de saúde mental locais.
 
As aulas serão presenciais, todas as quartas-feiras a partir de 3 de maio, às 18h, no plenário da Caarj. A lição inaugural será ministrada por Marcos Miceli, psiquiatra da Unidade de Tratamento de Alcoolismo do Instituto Philippe Pinel.
 
Veja abaixo o cronograma completo. 
 
Data  Aula
03/05 Aula inaugural com Dr. Marcos Miceli (Psiquiatra da Unidade de Tratamento de Alcoolismo do Instituto Philippe Pinel)
10/05 As dimensões básicas do aconselhamento
17/05 Dependência química: transtornos mentais e comportamentais
24/05 Aspectos psicológicos e mecanismos de defesa no transtorno no uso de drogas
31/05 "Os Doze passos'
07/06 O cérebro e a neurobiologia dos comportamentos ligados ao uso de substâncias psicoativas
14/06 Avaliação do paciente e anamnese
21/06 Álcool e outras drogas
05/07 Rede de atenção aos usuários de drogas e as políticas públicas
12/07 Conhecendo a política de redução de danos
19/07 Drogas e criminalização
26/07
Adolescência e medidas socioeducativas 
02/08 Terapia de grupos e onde encontrar ajuda
09/08  Comorbidades clinicas em pacientes com transtorno no uso de drogas
16/08 A prevenção ao suicídio e a dependência química
23/08 Codependência e tratamento familiar
30/08  Arte-terapia aplicada aos "Doze passos"
06/09 Abordagem terapêutica em dependência química
13/09 Tipos de internação e tratamento
20/09 Prevenção à recaída
27/09 Direitos Humanos, Justiça terapêutica e os direitos do dependente químico
04/10  Atividade laboral e a dependência química
11/10  Rede públicas e privadas de atenção ao dependente químico
 
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)