17/03/2017 – 09h38 | última atualização em 21/03/2017 – 10h41

Seccional cria comissão de enfrentamento à violência contra advogados

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Foi instalada oficialmente nesta quinta-feira, dia 16, a Comissão de enfrentamento à violência contra advogados da OAB/RJ. A solenidade de lançamento lotou o Plenário Evandro Lins e Silva.

“É o tipo da comissão que criamos, mas esperamos nunca precisar usar. No entanto, se for necessário, é preciso que ela seja forte, efetiva e atuante. O trabalho já começou quando acompanhamos de perto o caso do assassinato de nosso colega Wagner, da Subseção de São Gonçalo, e gostaria de parabenizar a Polícia Civil pela efetividade na solução desse crime”, afirmou o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem, Luciano Bandeira. Para presidir a nova comissão foi escolhido o advogado Luiz Carlos Azenha.

“A vida do advogado e de sua família serão a nossa prioridade. A criação dessa comissão se dá em um momento histórico. Não vamos sossegar, um atentado à advocacia é um atentado à democracia e ao cidadão”, disse Azenha.

O procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, lembrou que a luta é diária. “Nada é mais importante que a defesa intransigente das prerrogativas. O trabalho da Seccional nesse sentido tem sido incansável. A comissão já começa atuante. Se o advogado sofrer uma violência, saberá que a Ordem está ao seu lado”, elogiou.

Além de Bandeira, Azenha e Nogueira, fizeram parte da mesa o delegado de polícia Fábio Barucke; o juiz federal Wilson Witzel; o diretor de assistência aos advogados da capital, Ricardo Menezes; o presidente da OAB/São Gonçalo, Eliano Enzo da Silva; o conselheiro seccional Wanderley Rebello; e o vice-presidente da Caarj, Frederico Mendes.