Notícias
18/07/2016 – 18h51 | última atualização em 19/07/2016 – 14h17

OAB/Miracema comemora 50 anos e inaugura galeria de presidentes

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Aproveitando o evento de celebração dos 50 anos da OAB/Miracema, realizado em sua sede, foi inaugurada na tarde da última sexta-feira, dia 15, a nova galeria de presidentes locais. "É uma honra comandar a subseção neste momento. É preciso lembrar do esforço de todos na construção de nossa história, na conquista de nossa casa e nas melhorias que proporcionamos aos colegas. Sou muito agradecido a todos os nossos ex-mandatários, e gratidão é um sentimento que não prescreve", discursou o presidente da subseção, Henry Félix.
 
Presente, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, lembrou o esforço que vem sendo feito para proporcionar condições de trabalho aos advogados, mesmo no momento difícil pelo qual passa o país. "Todos nós trabalhamos muito. Estamos aqui para comemorar os 50 anos das subseções e para mostrar que o empenho vale a pena. Quando um juiz ou autoridade passa na frente desta sede, ele entende a força que a Ordem tem. Quando um cidadão vem aqui, ele percebe que a estrutura não pertence só aos advogados. A sociedade anda carente de valores e toda vez que o brasil entra em crise as pesquisas mostram que a sociedade confia na OAB e em sua história", declarou.
 
O tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, lembrou que hoje em dia não existe diferença entre as estruturas oferecidas aos advogados da capital e do interior. "Os benefícios são os mesmos, milite o colega no Centro do Rio ou aqui em Miracema. Lutamos muito para mostrar que todos os colegas têm a mesma importância", disse.
 
A presença de juízes do Tribunal de Justiça (TJ) na reunião zonal realizada em Miracema durante o primeiro semestre foi lembrada pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi, como uma demonstração da força da advocacia do interior. "A pauta tratada aqui não tratou de estrutura, uma vez que a Seccional olha há tempos para isso. O advogado do interior passou a ter voz, e a presença do Poder Judiciário aqui foi a prova disso. Neste momento precisamos ampliar o diálogo e trabalhar ainda mais a defesa de nossas prerrogativas", afirmou.
 
Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Aderson Bussinger discorreu sobre a formação das primeiras subseções e citou as dificuldades enfrentadas pelos advogados há 50 anos. "Imaginem o quanto era difícil advogar, especialmente no interior. Não havia estrutura, nem subseção.  Os colegas dirigiam até a capital em estradas piores, em carros mais fracos. Esses advogados têm sempre que ser lembrados e exaltados", destacou.
 
As dificuldades encontradas no interior há alguns anos foram confirmadas pelo ex-presidente da OAB/Miracema, Ronaldo Sodré. "Tínhamos problemas materiais, não havia estrutura e era preciso nos desdobrarmos", lembrou o advogado, que presidiu a subseção em meados da década de 1980.
 
O presidente da OAB/Campo Grande, Mauro Pereira, também compôs a mesa do evento, representando todos os mandatários de subseções. Após os discursos os ex-presidentes foram homenageados com placas comemorativas e os advogados do município com mais de 50 anos de profissão receberam a medalha Sobral Pinto.
 
Prestigiaram o evento, também, o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; os vice-presidentes da Caarj, Frederico Mendes, e da Comissão OAB Mulher da OAB/RJ, Marisa Gaudio; o coordenador do DAS na capital, Ricardo Menezes; e os presidentes das subseções de Petrópolis, Marcelo Schaefer;  Cantagalo, Pedro Rogerio da Silva Alves; Santo Antônio de Pádua, Adauto Furlani; Itaocara, Fernando Marron; Cordeiro, Wilson Vieitas; Cambuci, Alex Bitencourt; Mangaratiba, Ilson Ribeiro; Rio das Ostras, Norma Ferreira; e Santa Cruz, Paulo dos Santos Freitas.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)